Capa
Nº 2209 | 04 Agosto 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Ensaio
Última
Os mercados acionistas iniciaram o mês de agosto em correção, enquanto a earnings season continua.
António Carlos Rodrigues defende, em declarações ao Jornal Económico, que “até houve alguma” descida dos custos de materiais no primeiro semestre, mas que o valor final acabou por não baixar devido à escassez de mão-de-obra.
Participações controladas pelo Grupo Bel estão à venda. Estado tem posição maioritária na Agência Lusa, com 50,14%.
A grande maioria dos fundos de private equity conseguiram dentro do prazo levantar o capital privado mínimo para se manterem no programa do Banco Português de Fomento.
Auchan reforça posicionamento e amplia a rede de lojas no mercado de proximidade. Grupo Dia abandona o mercado português 30 anos depois de entrar e concentra esforços noutras geografias.
Tiago Encarnação, diretor de operações da Lusanova Tours, desvaloriza a menor procura pela região algarvia para as férias em 2023. “Preços têm influência em todos os destinos. É mais uma questão de moda”, defende.
O sector do turismo continua em crescimento, mas desacelerou, No entanto, regiões como Lisboa deixaram de se reger pela sazonalidade, segundo explicou ao Jornal Económico a vice-presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, Cristina Siza Vieira.
White Airways mandou arrestar Airbus da companhia Sonair, da Sonangol, por dívidas de 9,5 milhões. Caso chegou ao fim com decisão do Supremo Tribunal de Justiça, que impede novo recurso.
O fundador do grupo Vila Galé inaugurou no passado fim de semana dois hotéis na Herdade Santa Vitória, em Beja. Um deles, o Vila Galé Collection Monte do Vilar, é destinado ao agroturismo e às provas de vinhos. O outro, o Nep Kids, é um hotel pensado nas famílias com crianças. Numa conversa à margem da inauguração, Jorge Rebelo de Almeida falou da estratégia para o futuro e na internacionalização, que passa por Cuba e por Espanha, mas também da aposta no turismo interno, que diz ser uma marca identitária do grupo desde a fundação, em 1986.
Primeiro hotel Vila Galé em Cuba deverá abrir em outubro, numa “praia linda de morrer”, diz Jorge Rebelo de Almeida. Presença no Brasil facilitou parceria.
JMJ De vez em quando “somos um bocado infiéis”, mas “quando o Papa é uma festa, todos ficam felizes, porque o catolicismo é uma via de chegar ao misticismo com festa”, diz o politólogo João Adelino Maltez. Evento é “importantíssimo” para o país, diz.
O antigo presidente dos Estados Unidos foi acusado de quatro crimes por alegada tentativa de reverter o resultado das eleições presidenciais de 2020. Uma acusação que se vem somar a dezenas de outras, nos últimos meses.
Uma das grandes transformações da vida pública é a tendência para uma certa crispação. Todos temos opiniões e crenças, e direito a tê-las. Mas a dificuldade em sequer tentar compreender as posições dos outros parece ser cada vez maior. Em parte, a conflitualidade pode até ser saudável. Não há democracia sem conflito. O problema é quando ele leva a intolerância, ignorância voluntária, incompreensão dos outros e impossibilidade de comunicação.
Pressão criada pela dívida crescente da maior economia do mundo piora as suas perspetivas financeiras, levando a agência de notação a cortar a sua avaliação para AA+.