Capa
Nº 81 | 20 Novembro 2023
Notícias
Educação
Mundo
Empresas
Advisory
Imobiliário
Atualidade
O CEO do ISEG Executive Education, Francisco Velez Roxo, aposta numa visão partilhada entre escolas, temas e competências e no maior envolvimento universidade-empresa. Nesta entrevista ao JE diz querer trabalhar com as faculdades da Universidade de Lisboa, na qual se integra o ISEG, para melhorar a oferta conjunta de programas e projetos que contribuam para desenvolver a formação executiva e a economia portuguesa no contexto internacional.
Questionada pelo JE acerca do aumento das mensalidades, a universidade justifica a atualização da tabela de propinas, taxas e emolumentos com a subida dos custos de energia, sublinhando, ainda, a "responsabilidade para com o seu corpo docente e de funcionários, seguindo necessariamente o aumento salarial de referência para fazer face à inflação".
Com a atividade militar a crescer em todas as frentes, a Autoridade Palestiniana acusou Israel de fabricar provas em 7 de outubro. Benjamin Netanyahu considera a acusação "inacreditável" e reitera que a Autoridade não pode governar Gaza no final da guerra.
Norte-americanos, japoneses, chineses, canadianos e muitas empresas portuguesas estão interessados no leilão eólico offshore. Governo está a avaliar se lança procedimento antes das eleições antecipadas.
A um ano do evento que vai mobilizar toda a região, Leiria mostra esta quarta-feira como a criatividade pode ser um factor de diferenciação da indústria ao tecido empresarial, com exemplos já reconhecidos internacionalmente.
Pedro Silva, diretor geral da OPCO, explica ao JE os fatores de diferenciação e as razões que levaram a empresa de consultoria, formação e auditoria à indústria a entrar neste mercado do norte de África. O crescimento do negócio obrigou recentemente à abertura de uma delegação na capital económica, Casablanca.
Samuel Fernandes de Almeida, managing partner da nova sociedade de advogados MFA Legal, é o convidado do desta edição. Fiscalista fundou boutique com João Medeiros após saída da VdA.
Especialistas do sector ouvidos pelo JE consideram que alargamento para 2024 do regime de Residentes Não Habituais (RNH é “uma manobra política” face às eleições legislativas antecipadas de 10 março e voltam a reclamar o recuo do fim do regime fiscal. Sobre a proposta do PS que reforça o regime transitório para os estrangeiros ou pensionistas que comprovem até ao fim este ano a intenção de trabalhar ou viver em Portugal, o fiscalista Samuel Almeida diz que alterações beneficiam, sobretudo, os cidadãos fora da UE.
Mais de um quarto de milhão de crianças e jovens viviam num contexto de pobreza em 2021, revelam dados da Pordata divulgados esta segunda-feira, 20 de novembro, em que se assinala o Dia Universal dos Direitos da Criança. Portugal figurava nesse ano em 11.º na tabela da União Europeia.