Capa
Nº 490 | 22 Dezembro 2025
Notícias
Economia
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Desporto
Empresas & Mercados
A utilização de fundos da União Europeia para o arranque de vinha e novas regras de rotulagem – simplificada, mas mais assertiva em relação à proveniência dos vinhos – são as duas medidas consideradas mais aceitáveis.
O governador Álvaro Santos Pereira defende que, dado que a crise na habitação resulta de um desfasamento entre procura e oferta, tem de se construir mais. Para tal, é preciso acelerar licenciamentos e um caminho para isso passa por publicar informação por município relativa ao tempo que estes demoram.
Somos uma sociedade consumista, somos uma sociedade aversa ao risco, contudo fazemos créditos para conseguirmos consumir mais sem saber muito bem as implicações que este crédito tem. A falta de literacia financeira é cada vez mais um obstáculo aos portugueses.
Com o Natal em plena 'pole position', a semana arranca com a vistoria da FIA ao Autódromo Internacional do Algarve com os Grandes Prémios em vista. Destaque ainda para a divulgação de alguns indicadores económicos nacionais e internacionais.
Com um mercado nacional acima dos 100 milhões de euros e crescimento a dois dígitos, o ingrediente mais simples da despensa torna-se estratégico para várias indústrias.
Apesar de a União Europeia ter adiado a assinatura do acordo, que estava prevista inicialmente para o passado sábado, o lado sul-americano não ‘bateu com a porta’. Cimeira na Foz do Iguaçu pede que o lado europeu se decida de vez.
Negociações de paz foram descritas pelo Kremlin como "construtivas". O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, diz que os EUA propuseram o primeiro encontro presencial entre Ucrânia e Rússia em seis meses.
Santander procura até 7 de janeiro a nova vaga de executivas candidatas ao Programa SW50. Patrícia Candeias e Isabel Ventura já o fizeram e recomendam. Executivas bem sucedidas cumprem diariamente o propósito de contribuir para modelos de gestão mais humana nos lugares onde se inserem.
Na agenda daquele que será o último mandato de Virgílio Lima está a nova modalidade da Associação Mutualista Montepio para apoio à habitação e que consiste na aquisição de imóveis por parte da instituição para posterior arrendamento a associados com opção de compra. Mas também a recondução para os próximos quatro anos de Pedro Leitão como presidente do Banco Montepio.
O sistema robótico Da Vinci, já está presente desde 2010 em território luso, existindo atualmente 18 sistemas operacionais em todo o país. Em 2024, do total de intervenções realizadas em Portugal, com recurso a esta tecnologia, a predominância foi para as especialidades de urologia e de cirurgia geral com 45% e 32% do total.
Venda minoritária da TAP é um "problema", diz IAG que quer aumentar margens de lucro, mas só o consegue fazer se tiver a maioria ou toda a empresa. "Neste momento, isso não está em cima da mesa". E se não conseguir perceber como pode investir na TAP, "vai ser muito difícil chegar a acordo".
Marca do grupo João Portugal Ramos pesa 20% da faturação, que em 2025 foi de 30 milhões. “Já estão a ser comercializadas e prestes a esgotar”, diz a diretora de marketing. Em 2026, o plano é dar uma “nova oportunidade ao mercado asiático” e alargar a distribuição nos Estados Unidos.
O Governo quer vender 49,9% da companhia aérea portuguesa, com 5% destinado aos trabalhadores.
Mais oferta, menos procura. Negociações entre Ucrânia e Rússia influenciam preços, mas o Kremlin não dá sinais de querer recuar nas suas pretensões territoriais. Já há analistas a preverem que o barril recue 50% para 30 dólares.
A Fórmula 1 esteve em declínio: perdeu estrelas, patrocinadores e audiências. Mudou de vida, reinventou-se e a nova fórmula resultou: agora, é uma máquina de fazer dinheiro e está a chegar a Portugal. O especialista em marketing desportivo estima impacto económico superior ao apontado pelo Governo.
A revelação foi provocada pelo contacto efetuado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. A Semapa diz que, "tendo em conta o valor do investimento financeiro atualmente registado e não auditado e verificando-se as condições previstas nesse acordo, ascenderá, no exercício de 2026, a uma mais-valia estimada de 400 milhões de euros".
A gigante espanhola de materiais de construção Molins (antiga Cementos Molins) adquiriu a empresa portuguesa Secil à holding Semapa por 1,4 mil milhões de euros.