Capa
Nº 445 | 29 Setembro 2025

Notícias
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Imobiliário

Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) pede ao Governo que não se esqueça da estratégia hídrica nacional no Orçamento do Estado que está a elaborar. Álvaro Mendonça e Moura quer também que avance a isenção de IRS e Segurança Social no trabalho suplementar até 200 horas, "uma medida crucial para atenuar a escassez de mão-de-obra", e defende a criação de incentivos fiscais e contributivos para jovens agricultores.

Península quer provar que casta local, castelão, também produz bebidas de qualidade. Região busca mitigar desafios do setor, como as tarifas dos Estados Unidos.

À boleia da saúde, antigo chefe do Governo falou em dois problemas "graves": a gestão e o "enorme descontrolo da despesa pública". Sobre as reformas necessárias, Passos Coelho desafiou Montenegro a não depender do Parlamento para fazer as reformas que o país precisa. Governo ficou em silêncio.

País escandinavo quer segurança máxima, numa altura em que, apesar das evidências em contrário, Serjey Lavrov insistiu que a Rússia não está interessada em atacar países da NATO ou na União. Domingo foi dia de fortes ataques a Kiev.

O relatório “Tomorrow’s Skills”, apresentando pelo Santander, revelou a perceção dos portugueses sobre a aprendizagem contínua e as competências para o futuro do trabalho.

Contrariando o que defende a Comissária Europeia, Maria Luís Albuquerque, o presidente da APB considera que a frase “pensamos que os depósitos bancários são seguros, mas seguro é que perdemos dinheiro com eles” não foi "a afirmação mais feliz".

Presidente da APPII considera que a decisão do Governo em agravar o IMT para os não residentes pode passar a mensagem de que o investimento direto estrangeiro não é bem-vindo em Portugal. "Se estamos a castigar os estrangeiros que compram casa encarecendo o valor, naturalmente vai haver estrangeiros que vão voltar atrás nessa decisão", afirma Hugo Santos Ferreira.