Capa
Nº 412 | 04 Agosto 2025

Notícias
Educação
Economia & Política
Empresas

Da FNE à FENPROF, das associações de estudantes do Ensino Superior às de bolseiros de investigação, a preocupação com a reforma anunciada pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação é quase geral. A exceção são os diretores das escolas, que acreditam na melhoria da eficiência dos serviços na sequência da reforma. O Presidente da República admite todos os cenários, incluindo vetar.

E-lar - programa para substituir esquentadores, fogões e fornos - sofreu mais uma derrapagem no seu lançamento e aguarda agora por setembro ver a luz do dia. A razão? Assegurar que a informação sobre os apoios "chega ao maior número possível de beneficiários", já que agosto é mês de férias para muitos portugueses, justifica ao JE fonte oficial da ministra do Ambiente e Energia, Graça Carvalho.

O vinho exportado para os EUA recuou 9,3% em valor, o que corresponde a quase 4 milhões de euros, enquanto as exportações em geral caíram 1%. Tarifas irão encarecer o produto para o consumidor americano mais do que os 15% de taxa alfandegária e produtores nacionais já não conseguem absorver o acréscimo de custo.

O presidente dos EUA adiou mais uma vez a entrada em vigor de tarifas, agora previstas para 7 de agosto e impõe taxas entre 10% e 41% a países sem acordo. O Brasil, ou mais propriamente o regime de Lula da Silva, é o mais atingido.

António Reis, presidente da maior associação de escolas de condução do país, defende em entrevista ao JE que o Governo deve ajudar sector a combater o "dumping". Mudanças na fiscalidade e regresso do estatuto de entidade pública são essenciais para estimular rentabilidade destas empresas.

Burlas com ofertas de trabalho têm-se multiplicado e têm atingido "muitas vítimas em Portugal", incluindo jovens no início de percurso profissional e desempregados. "Olá, recebemos o seu currículo", é assim que os agentes criminosos lançam a rede, prometendo o melhor de todos os mundos, que não existe: ganhar quantidades avultadas de dinheiro por meros cliques, para promover hotéis e páginas nas redes sociais. Gabinete de cibercrime da Procuradoria-Geral da República está "atenta aos fenómenos que vão surgindo", já lançou um alerta e tem aconselhado vítimas a apresentar queixa.

No último mês de 2024, o preço das casas registou um aumento de 10%, face ao período homólogo de 2023. Daí para cá não voltou a atingir a barreira dos dois dígitos, mas em julho de 2025 já chegaram aos 8,5%, segundo os dados do 'idealista'.

Mauro Silva é o novo responsável da Unicre para os mercados das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Em entrevista ao JE, Mauro Silva, explica para o seu plano para os dois arquipélagos, os produtos estrela, e as áreas que possuem o maior potencial de crescimento nestas regiões.