Skip to main content

Unicre: "O digital é a área onde teremos mais crescimento na Madeira e nos Açores"

Mauro Silva é o novo responsável da Unicre para os mercados das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Em entrevista ao JE, Mauro Silva, explica para o seu plano para os dois arquipélagos, os produtos estrela, e as áreas que possuem o maior potencial de crescimento nestas regiões.

Mauro Silva é o novo responsável pelo retalho da Unicre, empresa que opera no setor financeiro com marcas com o Unibanco e a Reduniq, para os mercados das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Em entrevista ao Jornal Económico (JE), este responsável explica o plano delineado para os dois arquipélagos, os produtos estrela e as áreas que possuem o maior potencial de crescimento nestas regiões.

Em evidência, no projeto que Mauro Silva quer desenvolver para a Madeira e Açores, estará o digital. Em entrevista ao JE, este responsável confirma que tem existido uma “procura muito grande” pela área do online.

“Dentro dos meios de pagamentos, o online tem uma tendência de crescimento muito grande, tendo em conta que durante muitos anos não tem sido aproveitado como poderia ser, por parte dos comerciantes”, refere.

Mauro Silva confirma que cada vez mais os clientes procuram a Unicre para soluções como por exemplo pay by link (pagar através de um link). “Para confirmar as reservas na área da hotelaria, posso mandar facilmente mandar um link para o cliente final. Temos a situação do e-commerce. Fruto da evolução e da progressão que temos tido no mercado do digital, também temos evoluído e estamos a sentir maior procura nesse sentido. E será essa a área onde teremos maior crescimento. Pelo menos, será essa a tendência na Madeira e nos Açores”, acrescenta o responsável da empresa para os mercados regionais nos dois arquipélagos.

O pay by link tem também sido utilizado pelos restaurantes madeirenses para dar resposta a situações de ‘no show’ (não comparência). Mauro Silva refere que o ‘no show’ tem crescido na Madeira.

“Os comerciantes ficavam desamparados porque não sabiam que existia uma solução que os ajudasse. Temos o pay by link. Isso permite aos restaurantes enviarem um link para o cliente sinalizando que têm de dar um sinal de 10 euros para uma refeição de 25 euros por exemplo. Se o cliente final não aparecer, não perco o dinheiro todo. Dá segurança e o comerciante está mais salvaguardado”, explica Mauro Silva.

Mauro Silva destaca ainda outro tipo de serviços oferecidos pela Unicre. Entre os produtos estrela encontra-se o buy now pay later (compre agora e pague depois). Esta solução permite parcelar compras duas a seis prestações, com os valores a variarem entre os 40 e os 1.500 euros.

“[No caso do buy now pay later] tudo é analisado e verificado. Existem setores de atividade onde não está disponível o buy now pay later fruto do grande risco associado. Na Madeira e nos Açores temos tido uma procura imensa [pelo buy now pay later]. Temos tipo muito comerciantes a adotar esta solução. E os incumprimentos não têm sido tantos. Temos um controlo de risco muito apertado”, explica o responsável da Unicre pela Madeira e Açores.

Mauro Silva refere que a procura pela buy now pay later tem sido “muito elevada” desde 2023, altura em que o serviço passou a estar disponível. Sem adiantar um número específico, Mauro Silva refere que o crescimento atinge a casa dos dois dígitos.

Outro produto estrela na Madeira e nos Açores é o parcela já. “É um produto diferenciador [que temos] devido ao facilitismo que dá ao cliente final. [É um produto que permite pagamentos] sem juros e potencia as vendas dos comerciantes”, explica Mauro Silva.

Entre os produtos estrela na Madeira e nos Açores, acrescenta Mauro Silva, está ainda tudo o que sejam soluções integradas associados a rent a car e hotelaria.

“Temos soluções específicas para rent a car e hoteleira. Temos no fundo o sistema de pagamento integrado com o sistema PMS, sistema de faturação das rent a car e hotelaria, em que tudo é feito de forma automatizada entre o sistema e o próprio terminal. As vantagens deste produto passam pela simplicidade, pela diminuição de erros, pela possibilidade de utilização de tudo o que sejam de pagamentos à distância”, refere Mauro Silva.

Mauro Silva diz ainda que a atividade da Unicre também beneficia com o crescimento do turismo e da Hotelaria. Nesse sentido, refere Mauro Silva, a aposta nas duas Regiões Autónomas vai passar pelo alavancar dos dois produtos estrela (parcela já e as soluções ligadas ao turismo, hotelaria e rent a car).

“Estamos a nos diferenciar também na busca da personalização do nosso serviço. Temos desenvolvido formas e mecanismo de ajudar os nossos comerciantes. De estarmos mais presentes com respostas cada vez mais rápidas. Temos linhas de apoio 24 horas a funcionar. Temos uma linha direta que [permite ao] comerciante contactar com os nossos serviços de apoio. […] Estamos a criar cada vez mais proximidade com os nossos comerciantes de forma a estarmos mais próximos deles”, adianta Mauro Silva.