Capa
Nº 379 | 03 Junho 2025

Notícias
Economia
Política
Empresas
Imobiliário
Conferência

É um novo máximo para o valor em dívida em termos absolutos. Já o rácio em função do PIB mantém-se distante dos valores registados na altura da pandemia, mas também subiu e já superou os 97%, isto quando a AD prevê uma queda para 91% este ano.

O anúncio de que os Estados Unidos aumentarão as tarifas sobre aço e alumínio para 50%, levou a Comissão Europeia a endurecer a resposta e adverte que a decisão de Washington “mina os esforços” de uma solução negociada. A China também se queixa.

2025 tem sido um ano cheio e histórico para o Juntos Pelo Povo. Esta força partidária, liderada pelo secretário-geral Élvio Sousa, tornou-se pela primeira vez o segundo maior partido na Assembleia da Madeira e, nas legislativas, elegeu pela primeira vez um deputado à Assembleia da República. Conheça as origens do partido e leia a entrevista ao Jornal Económico (JE) com Filipe Sousa, o deputado eleito pelo JPP ao Parlamento nacional, onde descreve o posicionamento da força partidária no espectro político e os motivos que explicam a retirada de espaço na Assembleia de partidos mais estabelecidos em favor de partidos mais recentes.

Ex-secretário-geral do PS tinha prometido anunciar a sua decisão no final da primavera ou início do verão, e deverá cumprir. Anúncio deverá acontecer nesta quinta-feira, no espaço de comentário na CNN Portugal.

Direita saiu reforçada das eleições de 18 de maio, o Chega estreia-se como segunda força, o PS como terceira. Para o Juntos Pelo Povo (JPP), o dia também é de novidade: o partido com raízes madeirenses conseguiu representação no Parlamento, ao eleger Filipe Sousa. Quem estará também numa condição nova é Mariana Mortágua, estreando-se como deputada única neste novo hemiciclo. Governo deverá tomar posse antes do dia 10 de Junho.

A empresa oferece um serviço de instalação das lojas online nos principais marketplaces europeus. A faturação aproximou-se dos quatro milhões de euros no ano passado, dos quais quase um milhão corresponde à operação em Portugal. Em 2025, o objetivo passa por mais do que duplicar aquele valor.

De acordo com um comunicado do executivo comunitário, as duas empresas concordaram em não recrutar empregados uma da outra, partilharam informação comercialmente sensível (sobre estratégias comerciais, preços e custos) e dividiram mercados geográficos.

Analistas da Canaccord dizem que projeto tem "fortes fundamentos económicos", uma "localização estratégica" e uma "forte base acionista" para apoiar a mina no seu "financiamento e desenvolvimento".

O preço das casas fixou-se nos 2.851 euros/m2 em maio, tendo a nível trimestral registado um aumento de 4%. Valores subiram em 15 capitais de distrito, com destaque para os crescimentos expressivos em Beja (28,8%), Ponta Delgada (19,2%), Setúbal (18,7%) e Santarém (16%).

Portugal "está perfeitamente disponível" para ajudar na identificação dos projetos prioritários para Angola, fazendo uso das suas ligações históricas e da complementaridade entre ambas as economias, garantiu Pedro Reis na abertura do Doing Business Angola, organizado pelo JE e Forbes África Lusófona.

O ministro do Turismo de Angola, Márcio Daniel, apelou ao investimento no País e sublinhou as iniciativas orientadas para a simplificação de procedimentos administrativos no setor, com o objetivo de impulsionar o ambiente de negócios, atrair investimento e reforçar a competitividade.