Capa
Nº 277 | 18 Novembro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Imobiliário
Confirmando-se as projeções atualizadas da Comissão Europeia, que voltou a cortar o crescimento da zona euro para os próximos dois anos (e permanece, ainda assim, mais otimista do que a maioria das instituições), o PIB dos EUA irá distanciar-se ainda mais do europeu. Portugal consegue ficar acima da média com o Sul do bloco a liderar face à crise alemã.
Os socialistas querem um aumento extraordinário nas pensões e um maior investimento no SNS. Estas são algumas das 38 propostas de alteração ao OE2025 entregues pelo PS que já fez saber que vai viabilizar o corte da taxa do IRC para 20%. Maior partido da oposição deixa criticas à “manobra irresponsável” do Governo, após ter anunciado que avançaria com a redução de 2 pontos no IRC se “solução de compromisso” de um ponto fosse rejeitada.
A proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 dos comunistas prevê a proibição de cobrança de algumas comissões bancárias, mas também abre a porta à possibilidade de um cidadão poder ser titular de uma conta de serviços mínimos e, ao mesmo tempo, ter outras contas não abrangidas por este regime.
O chefe do Estado do Vaticano já criticou antes as ações do governo hebraico liderado por Benjamin Netanyahu, mas desta vez as críticas atingem um patamar inesperado de que com certeza Telavive se queixará.
A semana arranca com a presença de Luís Montenegro no Brasil para a cimeira do G20 e prossegue com os dados da balança de pagamentos e o relatório de estabilidade, ambos divulgados pelo Banco de Portugal. Lá por fora a OCDE divulga o crescimento do PIB. A semana termina com o início da discussão do OE2025 na especialidade.
Ainda não está presente, mas a vitória de Donald Trump nos EUA vai pairar como uma sombra na cimeira que decorre no Rio de Janeiro. Os trabalhos tiveram início na semana passada, com o G20 Social e a luta contra a fome. Luís Montetegro está presente, a convite de Lula da Silva.
A companhia exige em tribunal a compensação por danos ao investidor com quem tinha chegado a acordo, mas o negócio acabou por não avançar. A Fusion Fuel SA entrou em insolvência na semana passada.
O presidente da Associação Portuguesa de Contribuintes (APC) defende que impostos servem para financiar bens públicos e não devem ser lançados com critérios de moralidade, afastando a proposta do Bloco de Esquerda de taxar fortunas acima dos três milhões de euros. Filipe Charters de Azevedo alerta para riscos de afastar os poucos ricos que estão em Portugal e quem deseje constituir um negócio mais valioso no país.
Ermelinda Freitas queria um futuro melhor para a filha, Leonor Freitas, e mandou-a estudar. No entanto, a morte inesperada do pai levou-a de volta às raízes. Hoje, Leonor Freitas é uma das mulheres portuguesas que mais se destaca no setor vinícola e fez crescer a Casa Ermelinda Freitas, que a própria deu nome em homenagem à mãe.
Medida proposta pelo Livre, inscrita no OE2024 e que conta com receitas do Imposto de Selo ainda não foi operacionalizada. Rui Tavares acusa o Governo "de falta de vontade política". Inquilinos esperam que verba não fique cativa no excedente do OE2024, enquanto o Executivo aponta a março de 2025 para operacionalizar a medida.