Capa
Nº 22 | 01 Agosto 2023
Notícias
Empresas
Mercados & Finanças
Et Cetera
Luís Pinheiro defende nesta entrevista que a investigação e a inovação são fundamentais para enfrentar um futuro com menos disponibilidade hídrica no concelho de Odemira. O centro de Inovação e Sustentabilidade da Lusomorango é uma peça dessa estratégia. Os pequenos frutos representam 250 milhões de euros e a framboesa é o ex-libris.
A Forbes Portugal (do grupo Media9, detentor do JE) acaba de lançar a lista das 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios. Vamos dar a conhecer aqui o percurso profissional das 25 primeiras destacadas. Maria Angelina Caetano Ramos, acionista e presidente do conselho de administração da holding Caetano SGPS, está no vigésimo lugar.
Que riscos e oportunidades no que concerne à ligação da Saúde à Inteligência Artificial? Rui Costa, diretor-geral da GE HealthCare em Portugal, diz em entrevista ao JE como é que essa mudança já está a acontecer mas enfatiza as cautelas face à perspectiva de autonomia da tecnologia.
A startup portuguesa Leadzai prepara-se para levantar asas para os Estados Unidos e já tem em andamento um projeto-piloto com um parceiro. O lançamento será em setembro. Depois, África é o próximo destino. Atividade em Portugal "é sólida" mas o foco é "o mercado internacional", admite CEO ao JE.
A decisão instrutória ocorre nove anos depois da queda do BES e três anos depois da acusação do DCIAP que defende a tese que Ricardo Salgado foi o arquiteto de um plano deliberado (que começou em 2009) para esconder a falência do Grupo Espírito Santo. O julgamento deve começar já no próximo ano.
Nos 180 dias entre o início de janeiro e o fim de junho, a Galp Energia registou lucros de 508 milhões de euros, um aumento de 21% face ao resultado obtido no mesmo período do ano anterior
A recessão de 2023, que parecia inevitável no final do ano passado, continua sem chegar, mesmo com o recuo claro da inflação. Há efeitos base a beneficiarem a leitura de julho e mais se seguirão durante o verão, mas a tendência de alívio na pressão vivida nos preços europeus parece para continuar.
O nome da plataforma de viagens, experiências e escapadinhas remete para "bater asas". E o objetivo da Flappin' é mesmo esse: dar asas a quem gosta de surpresas e não quer perder muito tempo a planear a próxima "fuga".