Capa
Nº 219 | 05 Agosto 2024
Notícias
Entrevista
Mercados
Agenda
Viagens
Economia & Política
Empresas
Universidades & Emprego
Em entrevista ao Jornal Económico, Eduardo Baptista Correia diz que seria “incapaz” de afirmar que na ‘Cidade do Conhecimento’ de Oeiras “há uma fábrica reatores nucleares ou uma fábrica de Inteligência Artificial”, ainda que haja empresas dessas áreas no Taguspark. O CEO do polo empresarial caracteriza como “excelente notícia” a chegada do Novobanco ao Taguspark e garante que tem as infraestruturas necessárias para receber mais empresas.
Na sexta-feira, a bolsa de Lisboa encerrou no ‘vermelho’ uma semana particularmente negativa, com as principais cotadas a registarem perdas.
Numa semana tipicamente calma de agosto, a segunda-feira começa com a divulgação da taxa de inflação na OCDE em junho.
Uma greve dos tripulantes da easyJet entre 15 e 17 deste mês e uma provável paralisação na Groundforce a 31 e 1 de setembro ameaçam o mês mais movimentado nos aeroportos portugueses. Na verdade, os 7,2 milhões de passageiros que chegaram a Portugal em agosto de 2023 representam cerca de 28% de todo o ano.
O PS já flexibilizou a sua postura no IRC, uma das linhas vermelhas para Pedro Nuno Santos, enquanto o Chega e a IL alertam que não poderão viabilizar propostas na linha dos anteriores governos, deixando o atual Executivo com uma série de escolhas para fazer se quiser ver o OE2025 aprovado.
A Resul fechou um contrato de quase quatro milhões no país do Norte de África. A grande aposta da empresa de equipamentos de energia continua a ser o continente africano: “Temos um capital de simpatia em África”.
A propósito do anúncio da compra da Nowo pela Digi, a operadora romena desvendou novos dados sobre a operação no mercado português. Enquanto a data permanece uma incógnita, já se sabe que a empresa deverá canalizar 500 milhões de euros para o início da atividade em Portugal, que contará com 600 trabalhadores.
A empresa de autoclismos com sede em Aveiro já negoceia a renovação do patrocínio à equipa Gresini Racing, de acordo com revelação do administrador ao JE. Além disso, a Oli reforçou a sua presença em França com um investimento de 6,5 milhões de euros num mercado que vale 8% das suas vendas globais.
Fernando Ramos, reitor da Universidade Portucalense, diz ao JE que a integração na rede das Nações Unidas permite aos docentes, investigadores e estudantes da Universidade ter acesso privilegiado a canais de conceção, de desenvolvimento e de partilha de soluções, bem como ao contacto direto com os principais atores do sector a nível internacional.