Capa
Nº 192 | 18 Junho 2024
Notícias
Educação
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
"O acesso a manuais escolares digitais por alunos e professores é uma condição necessária para o desenvolvimento dessas competências e para a promoção da igualdade de oportunidades de acesso a uma educação de qualidade”, defende o Executivo. Conheça o contexto.
A paciência de alguns credores com o país invadido pela Rússia em 2022 está a esgotar-se e Kiev tem até agosto para assegurar a reestruturação de 20 mil milhões de dólares, um processo que ainda não chegou a bom porto. Vontade política europeia pode ser determinante para manter o acesso ucraniano aos mercados.
O Programa de Governo da Madeira é discutido a partir desta terça-feira na Assembleia Regional. A votação decorre na quinta-feira. PS já anunciou voto contra e Chega deve seguir o mesmo caminho. PSD deve necessitar da abstenção do JPP para viabilizar documento. O líder do executivo diz existirem condições para aprovar documento. Na política fiscal, orçamental, e financeira constam ainda medidas que visam o desagravamento fiscal e um modelo de desenvolvimento assente em boas contas públicas e na redução da dívida pública.
Vitória da extrema-direita nas eleições europeias em França e a convocação de eleições legislativas antecipadas fez a bolsa de Paris perder 9% do seu valor numa semana, evaporando os ganhos que tinha registado desde o início do ano.
Avolumam-se as evidências de que o atual governo já não tem, depois de desfeito o gabinete de guerra, grandes hipóteses de se subtrair à marcação de eleições antecipadas.
A leva de dados macroeconómicos chineses divulgados esta segunda-feira pinta novamente um cenário de recuperação fraca, com a indústria a dar novos sinais de abrandamento e o sector imobiliário a prolongar a queda. Banco central manteve juros inalterados em 2,5%, mas pressão para reduzir taxas vai crescer.
A Tabaqueira pode ver reforçado o investimento por parte da acionista Philip Morris International, se existir uma visão alinhada com o Governo português em relação aos produtos de tabaco alternativos, destaca Massimo Andolina. Responsável diz que 20% dos fumadores portugueses já fizeram a transição para o tabaco sem fumo, que segundo os especialistas apresentam menos perigo para a saúde, embora não sejam isentos de risco.
A AEP regressou à Feira Hospitalar de São Paulo, com as expectativas das empresas a serem superadas, num cenário em que os gastos em saúde no sub-continente se aproximam da média europeia.
Em pouco mais de cinco anos, a ‘holding’ catalã (que em Portugal controla o BPI, através do CaixaBank) prevê crescer 48% com a entrada em empresas espanholas ou internacionais com elevado potencial de crescimento e onde possa ter influência na gestão.