Capa
Nº 117 | 29 Janeiro 2024
Notícias
Educação
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Estudo do EDULOG, think tank para a Educação da Fundação Belmiro de Azevedo, divulgado esta segunda-feira, conclui que 10% dos professores são responsáveis por 80% dos dias de faltas. Isabel Flores, que coordenou a investigação, diz ao JE que a doença prolongada é a principal razão do absentismo e que o ponto crítico do sistema é a substituição de professores. É preciso reorganizar o sistema, adianta.
A pandemia e a subida da inflação criaram dificuldades acrescidas às empresas nacionais, mas a resposta tem sido "extraordinária", classifica o presidente da Business Roundtable Portugal (BRP), Vasco de Mello, que vê nas pessoas a prioridade para as PME este ano.
Os liberais mantêm a redução fiscal como bandeira, apontando a 1.500 euros de salário médio líquido, em 2028, à boleia da "maior descida de sempre" no IRS e aumentos de 5,5% ao ano. Já o Livre quer 1.150 euros de salário mínimo no final da legislatura e 10% do parque habitacional público.
A produção de energia por parte das energéticas caiu 8%, em 2023, e esta variação ficou bem patente na sessão bolsista da praça de Lisboa na última sexta-feira. Por outro lado, as congéneres europeias viveram um dia positivo, com a moda de luxo em destaque. Esta semana, atenções viradas para os dados do PIB português.
Autoridades norte-americanas, qataris, israelitas e egípcias vão encontrar-se na capital de França tendo em vista nova libertação de reféns.
O processo de venda está a decorrer desde o primeiro trimestre do ano passado, tendo sido contratado o Banco Invest para assessorar a operação e escolher o comprador da Future Healthcare, seguradora fundada por José Pina. A empresa multinacional britânica de seguros e serviços de saúde prepara-se assim para entrar no mercado português.
Governo e Turbogás estão em conversações para assegurar que a central a gás continue a funcionar depois de o contrato atual terminar, em março, e até estar concluído o concurso para a central.
As exportações nacionais de calçado caíram mais de 7% em novembro, mas o Top 5 dos países produtores mundiais desabou entre 13% e 20%. Ou seja, Portugal pode mesmo ter ganho quota de mercado internacional.
É semana de apresentação de resultados de uma das maiores empresas do mundo, a Apple. Na quinta-feira, a tecnológica divulgará o resultado líquido e se o smartphone 15 apoiou as vendas do trimestre que inclui o Natal. Vítor Madeira, da XTB, comenta a opção de diversificação de mercado ao JE: “A Índia parece estar a fazer um esforço acrescido para atrair investimento estrangeiro. Pode ser um destino apetecível”.