Capa
Nº 115 | 24 Janeiro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Imobiliário
A 'Comparar para Crescer' estabelece comparações entre Portugal e um grupo de oito países equiparáveis em 30 indicadores nos últimos 23 anos, pretendendo com tal fornecer informação de qualidade para o desenho de políticas que coloquem o PIB per capita nacional de novo entre os 15 mais altos da UE.
Com os bancos a reforçarem a remuneração dos depósitos, os produtos de poupança do Estado ficaram menos atrativos do que eram antes. A inversão da tendência de subida que se vinha a registar desde abril de 2020, inverteu-se em novembro, altura em que o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 178,2 mil milhões de euros, mais 3,0 mil milhões de euros do que em outubro.
O Médio Oriente é o principal tema dos encontros previstos entre Recep Erdogan e o presidente do Irão. Putin está a preparar a visita ao país da NATO – que deverá acontecer em fevereiro.
"Esta decisão pode ter sido uma tentativa de aproveitar a oportunidade para realizar mais-valias, numa altura em que o banco registou uma valorização significativa de mais de 130% durante o ano de 2023", defende o analista da XTB, lembrando que as perspetivas macroeconómicas para o banco podem já não ser tão favoráveis, "criando assim uma janela de oportunidade para a realização de lucros", analisa Vítor Madeira.
Envelhecimento da rede, crescimento das energias renováveis e expansão do carro elétrico vão obrigar a um forte investimento até ao final da década. Líder da Associação de Renováveis avisa que não há transição energética sem aposta nas redes elétricas.
Uma fonte da Altice Portugal acabou por confirmar ao JE a decisão, mas situou-a no tempo em finais de 2022, ou seja, antes da polémica em torno da investigação judicial aos fundadores da Altice e da operação de venda em curso da divisão portuguesa.
A responsável da PGM, um dos operadores do sector postal, defende que o mercado português não é livre, como a lei europeia manda. Para Ana Serrabulho, existe uma força para que os CTT continuem a dominar este mercado.
Diretor da Confidencial Imobiliário prevê um ano estável ao nível do volume de vendas e preços das casas e só "alteração muito substancial" dos juros após o verão pode levar a uma aceleração. "Pode haver muitas decisões que são adiadas quer de compra e de investimento que se concretizem nessa altura", refere Ricardo Guimarães.