Adeus Altice Arena, olá Meo Arena. Outra vez. A maior e mais icónica arena de espectáculos em Portugal, conhecido originalmente como Pavilhão Atlântico, vai voltar à designação que tinha até outubro de 2017, por decisão da Altice, apurou o Jornal Económico.
Uma fonte da Altice Portugal acabou por confirmar ao JE a decisão, mas situou-a no tempo em finais de 2022, ou seja, antes da polémica em torno da investigação judicial aos fundadores da Altice e da operação de venda em curso da divisão portuguesa.
“No final de 2022 demos início a um trabalho de reposicionamento das nossas marcas comerciais. Sendo a música um território que a marca Meo conquistou há vários anos, continuando a fazer parte da estratégia de comunicação , faz todo o sentido que o Meo volte a dar o naming à maior arena do nosso país”, disse ao JE fonte oficial da Altice Portugal.
A mesma fonte recordou ainda “outros movimentos que foram feitos no desenvolvimento dessa estratégia de atuação na área da música e entretenimento”. Um deles é a marca Meo a ser o patrocinador principal de novos festivais, como o Meo Kalorama, e outra é a “aposta na sua plataforma de ticketing , a MEO Blueticket”.
Outras fontes ouvidas pelo JE apontam, por outro lado, que a Altice tem vindo – ao longo dos últimos meses – a fazer uma "arrumação de marcas" por sectores, com o desporto, a música e os conteúdos a ficarem fortemente associados à Meo e a parte mais institucional a ficar associada à marca internacional Altice.
Caso paradigmático deste movimento é o da Fundação PT, que desde março se chama Fundação Altice, em contraponto com a mudança do nome da Altice Empresas para Meo Empresas.
Em 2017, quando a Meo Arena se passou a chamar Altice Arena, a empresa disse que a decisão era parte do "processo de convergência da marca Altice” e que iria também “refletir-se na parceria com a Web Summit", como referiu na altura a presidente da Altice Portugal, Cláudia Goya. E o novo naming foi apresentado perante uma arena onde se contavam 1.500 parceiros e colaboradores do Grupo Altice bem como os 150 quadros de topo do grupo ao nível mundial.
No mesmo evento foi apresentado o plano estratégico da empresa e as áreas designadas como sendo de "compromisso estratégico"para Portugal.