Skip to main content
Capa
Nº 241 | 24 Setembro 2021
Edição nº 241
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Inspiração do céu
Inspiração do céu
Do “Portugieser” (ou “português”, como outrora foi designado) tornou a IWC uma marca muito acarinhada pelos consumidores do nosso país. Mas o catálogo da marca não se esgota nesse modelo.
Regresso ao futuro
Regresso ao futuro
Testámo-la em todos os terrenos, mas é na cidade onde a Mercedes CLA 250e Shooting Brake mostra o melhor desempenho.
Quinta de Lemos com quatro novidades para acabar o Verão em alta
Quinta de Lemos com quatro novidades para acabar o Verão em alta
A pensar no espírito do Verão que ainda não nos abandonou completamente, a Quinta de Lemos, produtor do Dão, radicado na região de Silgueiros, Viseu, lançou há pouco tempo no mercado quatros novos vinhos: Lemos Rosé, Pica-Pica (branco), e os espumantes Gégé (rosé e branco).
Geo, uma mostra da Geórgia nas Caldas da Rainha
Geo, uma mostra da Geórgia nas Caldas da Rainha
Há bons motivos para viajar cá dentro e a pandemia não deve ser o único justificativo para tal.
“Guerra sem fim”. Ao leitor a tarefa de tirar conclusões
“Guerra sem fim”. Ao leitor a tarefa de tirar conclusões
"Ahmad Shah Massud estava sentado na relva e falava de fuga. Os inimigos apertavam o cerco à sua volta, como, aliás, tinham feito a maior parte da sua vida. Ficara sem território, embora também isto dificilmente fosse notícia. O seu exército de pé descalço sobrevivia à base de soldados-crianças e de velhos helicópteros soviéticos. Os talibãs, um pouco mais abaixo naquela mesma estrada, chegariam em breve.”
Festival Internacional de Música  de Paços de Brandão soma e segue
Festival Internacional de Música de Paços de Brandão soma e segue
Especialmente dedicada à voz, a edição de 2021 do Festival Internacional de Música de Paços de Brandão inclui 13 propostas, desde espetáculos de música erudita, ópera, jazz e world music até concertos inclusivos e performances de dança contemporânea.
A autobiografia de Kamala Harris
A autobiografia de Kamala Harris
"Num momento em que a democracia é alvo de um ataque sem precedentes, é imperioso relembrarmo-nos de que o nosso sistema funciona quando aqueles que se preocupam com os Estados Unidos se fazem ouvir e participam.
Ensaio
Estado da Inovação  em Portugal, muita parra…
Estado da Inovação em Portugal, muita parra…
“Travar a precariedade do emprego ou ligar, de modo mais consequente, o apoio à inovação com a internacionalização das empresas portuguesas, são alguns dos caminhos a trilhar, com mais velocidade. E criar respostas para a questão “Como fazer?” e com que prazo, de modo acelerado e focado no futuro.”
Atualidade
Tatyana Bezukladnikova. Da Rússia, com amor... pelo ténis
Tatyana Bezukladnikova. Da Rússia, com amor... pelo ténis
O amor pelo desporto desta gestora, com vários anos de experiência na área comercial e de marketing em empresas portuguesas e russas, até começou pelo basquetebol mas foi a raquete que mais a entusiasmou.
A responsabilidade social é uma “atitude transformadora”
A responsabilidade social é uma “atitude transformadora”
“Quanto mais criadores, mais massa crítica há, mais evolução acontece”. Quem o diz é Joana Vasconcelos, a artista plástica cuja acutilância anda de mão dada com a vontade de fazer a diferença na vida daqueles que ainda estão a construir o seu caminho no universo das Artes. Da responsabilidade social ao estado do mercado global de arte, a conversa fluiu ao ritmo da caneta da artista sobre um dos seus inconfundíveis cadernos.
A Netflix  fez xeque-mate  à concorrência
A Netflix fez xeque-mate à concorrência
A plataforma Netflix foi a grande vencedora da 73ª edição dos Emmys, com as séries “The Crown” e “Gambito de Dama” a vencerem 11 prémios cada uma. Pela primeira vez, duas mulheres receberam os prémios máximos de Realização. A Netflix teve um total 44 galardões, longe do segundo lugar conseguido pela HBO, com 19.
O novo arsenal  da Netflix para fechar ano em força
O novo arsenal da Netflix para fechar ano em força
Há qualquer coisa na história dos primeiros anos da Netflix que nos desconcerta.
O mundo da cripto arte
O mundo da cripto arte
Estamos às portas de um novo ecosistema cultural?
O Milagre das Rosas, versão 2.0
O Milagre das Rosas, versão 2.0
Depois de torrado o dinheiro da bazuca, chegará, acredita-se, o do Tio Patinhas ou o da cenoura voadora. Entretanto o que ocupa os neurónios da classe política é a “descentralização”. O interior, esse, continuará deserto.
O poder solar
O poder solar
Nos últimos anos Lorde foi uma das ícones da “nova pop”. O seu álbum “Melodrama”, especialmente, tornou-se o espelho de todos os sonhos e ansiedades dos “teenagers”.
A Europa como parque temático
A Europa como parque temático
Em que lado do espelho está a Alice europeia? Todos sabem onde é a Europa, mas ninguém tem a certeza sobre o que ela é, realmente.
Falam e não dizem nada
Falam e não dizem nada
"Chefe, este país está cheio de gente que fala e não diz nada”, exclamava há muitos anos o irreverente Guarda Ricardo (que foi um sólido garante da segurança do humor português na imprensa, fosse antes do 25 de Abril no “Notícias da Amadora”, no “Jornal Novo” ou no “Público”.
Recordar Columbo
Recordar Columbo
50 anos depois, a série “Columbo” regressou ao nosso imaginário. Gentileza da RTP Memória, onde a podemos rever desde o primeiro episódio, de 1971.