Skip to main content
Capa
Nº 2255 | 21 Junho 2024
Edição nº 2255
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Especial
Novo aeroporto  de Luanda quer revolucionar  acesso a África
Novo aeroporto de Luanda quer revolucionar acesso a África
O novo aeroporto da capital angolana já iniciou a atividade e vai começar a operar os primeiros voos de passageiros em outubro e a ambição é para que revolucione o transporte e a economia, não só no país, mas na região. “Vai haver uma Angola antes e outra Angola depois do novo aeroporto”, afirma o coordenador do gabinete operacional da infraestrutura.
Mercados
Nvidia tornou-se a cotada  mais valiosa do mundo
Nvidia tornou-se a cotada mais valiosa do mundo
Fecho da semana: A tecnológica dos Estados Unidos, ultrapassou a Microsoft e a Apple, tornando-se a cotada mais valiosa a nível mundial.
Empresas & Finanças
BCP valoriza 8,34% num só dia após recomendações favoráveis de analistas
BCP valoriza 8,34% num só dia após recomendações favoráveis de analistas
Mercados: Banco liderado por Miguel Maya valorizou 27,4% no último ano. Revisões em alta dos price-targets pela Jefferies e pela Alantra levaram a forte subida na quinta-feira.
“Portugal é um país-chave na energia solar”, diz vice-presidente da BP"
“Portugal é um país-chave na energia solar”, diz vice-presidente da BP"
Energia: Giulia Chierchia defende que a transição energética deve ser feita com base nas tecnologias mais baratas e mais disponíveis. Os combustíveis sustentáveis para a aviação são uma das apostas da companhia. Em Portugal, a rede de postos de combustível vai apostar cada vez mais nos veículos elétricos.
GamaLife avança com ação de impugnação fiscal em Portugal de 122 milhões
GamaLife avança com ação de impugnação fiscal em Portugal de 122 milhões
Seguros: A seguradora que comprou a GNB Vida em 2019 quer que os prejuízos fiscais de 121,6 milhões gerados na sucursal de Itália não sejam registados em Portugal e pôs uma ação no Tribunal Tributário de Lisboa desse montante.
Britânicos representam metade dos hóspedes  do novo Pestana Blue Alvor
Britânicos representam metade dos hóspedes do novo Pestana Blue Alvor
Hotelaria: Grupo Pestana investiu 10 milhões em resort “tudo incluído” cinco estrelas em Portimão, vocacionado para famílias. Britânicos e portugueses são 50% e 40% dos hóspedes, respetivamente. Grupo prevê ocupação de 80% a 100% nos meses de verão, nas suas 17 unidades no Algarve.
“Estratégia é estarmos em mercados  onde a maioria  dos compradores  são portugueses”
“Estratégia é estarmos em mercados onde a maioria dos compradores são portugueses”
Rui Meneses Ferreira, CEO da Kronos Homes, defende, em entrevista ao JE, que os investidores estrangeiros são bem-vindos a Portugal, mas acredita que o mercado imobiliário é sustentável a partir do cliente nacional. “Hoje somos do ponto de vista de recetores de investimento, grandes recetores”.
Carga regulatória está  a impedir as ‘telecom’ de investir, diz Apritel
Carga regulatória está a impedir as ‘telecom’ de investir, diz Apritel
Telecomunicações: Pedro Mota Soares considera que a sustentabilidade do sector é uma preocupação não só nacional, mas também europeia. “Fragmentação dos mercados nacionais prejudicam a emergência de um mercado europeu forte e competitivo”, alerta ao JE.
Perspetiva
Plano anticorrupção vai dar “grande impulso”  a celeridade processual
Plano anticorrupção vai dar “grande impulso” a celeridade processual
Plano: Ao JE, Rita Júdice destaca medidas para “encurtar tempos” na Justiça. E diz que “é uma necessidade” a regulamentação do lobbying e que a justiça administrativo-fiscal será objeto de “atenção prioritária”.
Protagonista
“Não faz sentido descer o IRC, mas deve ser reduzida a  carga fiscal sobre o trabalho”
“Não faz sentido descer o IRC, mas deve ser reduzida a carga fiscal sobre o trabalho”
O economista defende uma redução da tributação sobre o trabalho que seria compensada com mais receitas no IMI, IRC ou no imposto sobre sucessões. Luís Cabral defende mesmo que deveria haver um acordo internacional para aumentar o IRC para evitar a fuga de empresas para paraísos fiscais. Em entrevista ao JE, considera que é importante manter o rigor orçamental e defende o aumento da oferta no mercado imobiliário.
Economia & Política
Taxas divergem entre BCE e Fed e risco inflacionista divide governadores
Taxas divergem entre BCE e Fed e risco inflacionista divide governadores
Juros: O risco de inflação importada com o agravamento do diferencial entre os juros na zona euro e EUA tem dividido ‘pombas’ e ‘falcões’ do BCE, embora os analistas ouvidos pelo JE vejam um risco contido para a inflação.
Draghi defende tarifas e mais concentração para reforçar competitividade europeia
Draghi defende tarifas e mais concentração para reforçar competitividade europeia
Inovação: O relatório encomendado pela Comissão foi adiado, gerando críticas da sociedade civil e Parlamento, mas Draghi vai já dando ideia da estratégia que irá apresentar em meados de julho.
França:extremos à direita  e à esquerda dramatizam eleições antecipadas
França:extremos à direita e à esquerda dramatizam eleições antecipadas
Eleições: Os problemas caseiros de Macron fazem parte da guerrilha aberta pelas eleições na União Europeia. Convém recordar que Viktor Orbán é o próximo presidente do Conselho da União.
Petróleo vai pagar conta da transição energética
Petróleo vai pagar conta da transição energética
Petrobras: Numa prestigiada cerimónia presidida por Lula, Magda Chambriard volta a defender a exploração da margem equatorial.
Ucrânia:F-16 prestes a cruzarem os céus. Mas isso fará a diferença?
Ucrânia:F-16 prestes a cruzarem os céus. Mas isso fará a diferença?
Guerra : Ucranianos tentam aumentar as hipóteses de vencerem a guerra com o recurso à aviação. Vlladimir Putin faz o mesmo, mas usando um avião civil para visitar a Coreia do Norte e o Vietname.
Advisory
Martim Krupenski é o novo ‘managing partner’ da Morais Leitão
Martim Krupenski é o novo ‘managing partner’ da Morais Leitão
Sucessão: O advogado especializado em Direito comercial, financeiro, M&A e mercado de capitais foi o escolhido para suceder a Nuno Galvão Teles, que passa a ‘chairman’. O novo conselho de administração inicia funções esta sexta-feira.
Última
Albuquerque parte confiante para negociações de novo Programa de Governo
Albuquerque parte confiante para negociações de novo Programa de Governo
Política: Com o chumbo dado como garantido, o presidente do executivo madeirense decidiu retirar, na quarta-feira, o Programa de Governo da votação que decorreria ontem no parlamento.