Capa
Nº 2129 | 21 Janeiro 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Advisory
Empresas & Mercados
Última
As regras para o principal índice nacional vão mudar em março. Apenas cotadas com capitalização de mercado de pelo menos 100 milhões de euros em “free float” poderão constar do novo PSI.
As audiências dos frente-a-frente entre os candidatos às eleições legislativas foram um sucesso, mas que indicia que há indecisos
a procurar informação. Comunicação tem um papel reforçado.
Os partidos da esquerda querem mais escalões no IRS e os da direita posicionam-se em direção a uma taxa plana. Todos pretendem a redução de impostos, mas não deverá haver revoluções.
Os partidos concordam na necessidade de investimento na Justiça e na redução das custas, mas os agentes do sector querem medidas mais concretas que a área de governação seja uma prioridade.
Salvo questões de pormenor, todos os partidos defendem uma política de saúde tendo por base o sistema público. Não sabem é o que fazer para o melhorar, afirma Miguel Guimarães.
Após conhecidas as novas regras para o voto dos eleitores que se encontrem em isolamento, devido à covid-19, a articulação logística deverá ser feita entre a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna e cada município.
Subvenções aumentaram 1,3 mil milhões para 6,7 mil milhões de euros em 2019, revela IGF. Em quase metade do montante total, auditoria detetou ausência de avaliação da sua utilização e de concretização de objetivos estratégicos.
Auditoria sinaliza falta de rigor e transparência, sinalizando também falhas de comunicação nas subvenções como pontos críticos.
No caso de empresas de pequena dimensão, 60% fecha portas até seis meses depois de serem vítimas de ataques cibernéticos. Baixa literacia digital e falta de recursos são riscos.
O antigo ministro das Finanças de José Sócrates falou ao JE por ocasião do lançamento do seu novo livro, abordando a trajetória recente da economia e das finanças nacionais, bem como lançando uma perspetiva para o futuro do país.
O mundo respirou de alívio quando Donald Trump perdeu as eleições, mas nada indica que a era Biden tenha mudado muito e principalmente para muito melhor a prestação da economia mais influente do mundo. Novembro pode ser um mês negro.
O partido está ainda na dúvida sobre se o atual presidente, Domingos Simões Pereira, avança ou não com uma nova candidatura. No terreno para o confresso de fevereiro, a oposição interna está a ganhar força.
A sócia Ivone Rocha, que fazia parte do departamento de Energia, Ambiente e Recursos Naturais desta sociedade de advogados, coordena agora a nova área de prática autónoma.
Matteo Castelvetri, CEO da GamaLife, garante que a antiga seguradora do Novobanco está atenta a oportunidades no mercado nacional e além fronteiras. Foco passa por ganhar escala para acelerar o crescimento.
A subsidiária da multinacional sul-coreana, que é a mais antiga na Europa, completa 40 anos no próximo mês de setembro e prevê superar os 400 milhões de euros de volume de negócios no final de 2022.
Depois do fracasso da tentativa de venda aos árabes do IIBG, a Fundação Oriente volta a negociar a venda do seu Banco Português de Gestão (BPG). Desta vez o potencial comprador é um grupo financeiro espanhol e o Banco de Portugal já está ao corrente.
As tecnológicas portuguesas Unbabel e Defined.ai lideram dois consórcios que pretendem alavancar a área da inteligência artificial em Portugal e contam com parceiros como a Sonae, grupo Pestana, Microsoft ou KPMG.
Os investidores estiveram mais cautelosos, refugiando-se em ativos mais seguros, perante o espectro de juros mais altos.
O Banco Central Europeu antevê um cenário de “inflação mais elevada durante mais tempo”. Alguns membros do Conselho de Governadores estão preocupados com retirada prematura dos estímulos monetários.
A Microsoft Portugal realiza esta semana a quarta edição do Building The Future, que terá seis pilares temáticos – Beyond, Future, People, Planet, Educação e Skilling –, abordando temas fundamentais para a transformação digital, mas com um foco especial na aquisição de competências para o futuro.