Capa
Nº 585 | 15 Junho 2026
Notícias
Educação
Sociedade Recreativa
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Portugal destaca-se no Financial Times Masters in Finance 2026 com seis programas: NOVA SBE, Universidade Católica em Lisboa e no Porto, ISEG, Faculdade de Economia do Porto e Iscte. Os resultados divulgados esta segunda-feira, 15 de junho, assinalam a estreia do MSc in Finance da Iscte Business School neste campeonato, onde o Mestrado Internacional em Finanças da Nova SBE é oitavo.
Foi o primeiro presidente e CEO do Bezos Earth Fund, com um património de 10 mil milhões de dólares. Em 2024 recebeu o título de Cavaleiro [pelo Reino Unido]. Em entrevista ao JE, Andrew Steer destaca a influência que Portugal tem tido junto da União Europeia (UE) para que esta seja "mais ambiciosa" ao nível das zonas marinhas protegida.
No Summit internacional da UphillHealth, em Lisboa, a inteligência artificial foi analisada menos como promessa futurista e mais como força de reorganização do sistema de saúde. Entre analogias tecnológicas e avisos de cautela, ficou a ideia de que a revolução ainda está longe de estabilizar.
Relatório coloca o país como um dos mais vulneráveis a uma eventual redução de voos, cancelamentos ou quebra nas reservas turísticas, num cenário de constrangimentos no abastecimento de jet fuel. Por outro lado, projeta um crescimento económico em Portugal de 2,0% em 2026, acima da previsão para a zona euro de 0,9%.
Central de metanol renovável de empresa detida pela família Azevedo deverá entrar em operação no final de 2029 com receitas anuais de 110 milhões.
Se aprovada, a medida teria forte impacto na restringido à imigração. O ‘sim’ teria exigido que o governo suíço tomasse medidas para limitar o crescimento populacional até 2050 por via da imigração.
Assinatura continua a estar prevista para muito em breve, mas a continuação dos ataques de Israel ao Líbano impediram-na – e já todas as chancelarias perceberam que Israel faz tudo para que o acordo não aconteça.
Programa apoiado pelo PRR liga investigadores, indústria e investidores para criar startups deep tech na economia do mar. Fórum Oceano transforma projetos de investigação científica azul em novos negócios.
O Oeiras Blue Tech Ocean Forum apresenta um novo fundo de investimento nacional, atualiza Blue economy guide, e mostrará projetos-piloto e tecnologias que estão a sair do laboratório para o mercado.
Controlo total de Elon Musk sobre a empresa, valorização considerada excessiva face às receitas, perdas acima dos lucros, e historial de projetos falhados, são algumas das críticas deixadas à empresa e à operação.
A entrada em bolsa da SpaceX não criou apenas mais riqueza para Elon Musk. Executivos, antigos funcionários, fundos de investimento, sociedades de capital de risco e family offices acumulam participações e estão entre os grandes beneficiados pelo IPO.