Capa
Nº 463 | 30 Outubro 2025
Notícias
Empresas & Negócios
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Saúde
Com esta operação e os dividendos distribuídos, o Estado consegue arrecadar cerca de dois mil milhões de euros. “Uma recuperação significativa dos fundos públicos utilizados na reestruturação do Novobanco”, aponta Miranda Sarmento
A Organização Mundial de Saúde quer o fim da venda de tabaco "com fins lucrativos" em bombas, quiosques e papelarias. Em declarações ao Jornal Económico, os setores do abastecimento de combustíveis, hotelaria e restauração alertam para o impacto destas medidas na economia portuguesa e na promoção dos mercados ilegais.
Associação Europeia alerta que "a paragem de linhas de produção pode estar a dias de distância". Maiores fábricas nacionais afastam risco de paragem. Associação nacional revela que fabricantes estão a recorrer a stocks, mas terminadas as reservas, "poderá ser problemático".
Com um volume de negócios anual de 556 milhões de euros, a náutica de recreio em Portugal está longe do seu potencial e fora do radar do PRR. Esta quinta-feira, Mafra recebe o primeiro congresso internacional do setor.
O mercado dava uma probabilidade de 99% de corte nas taxas de juro pela Fed em 0,25 pontos percentuais, esta quarta-feira, e uma probabilidade de 94% de existir um novo corte de 0,25 pontos percentuais, na última reunião do ano, prevista para dezembro.
“Nós acreditamos que o impacto do banco no PIB é superior ao crescimento económico este ano”, revelou o CEO do Banco de Fomento. Ao mesmo tempo anunciou que o banco vai criar o Fondo para la Internacionalización de la Empresa (FIEM) à portuguesa.
“Sobre este Fundo de Fundos, quero dizer à APCRI e aos seus associados que é mesmo para fazer. Está no Programa do Governo, é para cumprir”, afirmou o ministro da Economia e da Coesão Territorial. “Estamos a trabalhar com o Banco Português de Fomento para desenhar o seu modelo, as suas fontes de financiamento, o modo como irá funcionar”.
Durante os primeiros oito meses do ano foram emitidas 13.488 licenças para construção e reabilitação de edifícios para habitação, o que significou um aumento de 9%, face ao período homólogo de 2024.
Em plena época de Halloween, a corretora XTB analisa quais as ações que se tornaram autênticas decepções financeiras este ano — e quais empresas realmente assustaram os investidores nos EUA, Europa, China e Japão em 2025.
Os países do grupo Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC) reúnem na Coreia do Sul para tentarem acrescentar previsibilidade e certeza à tensão mundial. A reunião ficará marcada por um encontro que, espera-se, coloque um fim à guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
O acordo de cooperação militar da base das Lajes faz com que os seus trabalhadores estejam sob a alçada norte-americana, o que significa que recebem pagamentos quinzenalmente do governo norte-americano. Com o ‘shutdown’, esses pagamentos ficam comprometidos.
No balanço o banco destaca que o crédito total a clientes (bruto) ascendeu a 52,2 mil milhões de euros, um crescimento de 8,9% face ao mesmo período de 2024, beneficiando dos volumes de novos créditos à habitação e a empresas. “No crédito à habitação, já concedemos cerca de 768 milhões de euros ao abrigo das linhas com garantia pública, reforçando o nosso papel no apoio aos jovens que procuram comprar casa e construir o seu futuro”, disse o CEO.
A PJ investiga venda de ativos imobiliários “a preço de saldo” que envolvem Volkert Schmidt, antigo presidente da gestora de ativos do Novobanco. Gestor espanhol, escolhido pelo anterior acionista Lone Star, foi afastado no final de agosto devido a vendas suspeitas de herdades em Sesimbra que estiveram na origem das buscas da PJ nesta quarta-feira. Na mira da justiça estão sociedades e grupo de investidores que participaram em negócio imobiliário que geraram “avultados prejuízos” para o Estado.
O resultado líquido em Portugal aumentou 8% para 606 milhões, sendo que na área internacional o lucro ascendeu a 230,7 milhões de euros nos nove meses, subindo 19,8% face ao período homólogo, com a ajuda do polaco Bank Millennium que reportou lucros equivalentes a 202 milhões de euros.
Chips de topo da Nvidia estão a alimentar a febre em torno da companhia americana.
As vendas crescem 7,1% e totalizam 26,5 mil milhões de euros, ao mesmo tempo que o EBITDA subiu 10,9% para 1,8 mil milhões, com a respetiva margem a fixar-se nos 6,8% (6,6% nos nove meses de 2024).
“No nosso entender alguém devia ter a gentiliza de transmitir à ministra da Saúde que não tem condições para continuar”, referiu no Largo do Rato, salientando que essa responsabilidade cabe ao primeiro-ministro.