Capa
Nº 345 | 25 Março 2025

Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Mundo
Empresas
Imobiliário

À semelhança de janeiro, a variação foi a mais significativa do boletim com o índice de preços do comércio externo.

Segundo reportam a Bloomberg e o ‘Wall Street Journal’, as tarifas recíprocas, que entram em vigor no próximo dia 2 de abril, deverão excluir sectores sensíveis como o automóvel, o farmacêutico e o dos semicondutores.

A reforma do travão constitucional alemão está a dar algum ânimo às empresas europeias, apesar da ameaça de tarifas norte-americanas, projetando-se um primeiro trimestre acima da estagnação com que a economia da moeda única fechou o ano passado.

Queda da natalidade e envelhecimento podem reduzir crescimento do PIB em 0,6 pontos por ano até 2050
Estudo do McKinsey Global Institute traça um cenário negro para a demografia portuguesa, como aliás para parte do mundo desenvolvido. E lança propostas para uma reação rápida em termos estruturais.

O dia seguinte às eleições da Madeira trouxe desenvolvimentos no PS e ao nível do Representante da República. Maximiano Martins, que foi o candidato do PS Madeira às regionais de 2011, confirma ao Jornal Económico (JE), que pretende fazer contatos internos entre socialistas para ajudar numa recuperação eleitoral. Ainda no PS, Miguel Gouveia e Carlos Pereira já criticaram a decisão do líder, Paulo Cafôfo, de querer iniciar o processo interno para a liderança só depois das autárquicas. Já o Representante da República, Ireneu Barreto, decidiu ouvir os partidos na sexta-feira.

O presidente acusa o partido do do autarca de Istambul, preso na semana passada, de instigar a violência. A oposição queixa-se de tentativa de calar o candidato às presidenciais de 2028. A Comissão Europeia condenou a prisão.

Equipas norte-americana e russa conversaram sobre o fim dos ataques à navegação no Mar Negro, tendo em vista um acordo de cessar-fogo mais amplo, Líder da delegação russa disse que as negociações decorrem de forma "criativa".

Segundo o mais recente estudo internacional da CGI, ‘Voice of Our Clients’, a transição digital e a IA são uma tendência no mercado neste momento, sendo que os “dados são a matéria-prima do século XXI”, de acordo com a opinião de João Ribeiro, diretor de Consulting Services na CGI.
![CEO da VIC Properties: "Em Lisboa vamos colocar no mercado [entre a Matinha e o Prata] cerca de 3.000 novas habitações"](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Joao-Cabaca-foto-2-Copy-VIC-Properties-scaled-e1742484959607.jpg)
Já sobre o segmento da habitação acessível, João Cabaça, na rubrica "Decisor da semana", diz que estão a estudar alguns dossiers relativamente a projetos focados no mercado habitacional português, "pois sinto que seria importante para nós entrar neste sector".

Empresas e inventores requereram 347 pedidos junto da Organização Europeia de Patentes em 2024, mais 4,8% do que no ano anterior, revela o Patent Index 2024 publicado esta terça-feira. Top 10 é liderado pela NOS Inovação, com 22 pedidos. Seguem-se Altice Labs e Universidade do Porto.

O ranking dos 50 milionários de Portugal deste ano conta com fortunas acima dos 300 milhões de euros, sendo que os nomes do top25 têm uma avaliação superior a 500 milhões de euros. Já o top 10 perfaz uma fortuna que supera os 24 mil milhões.

A empresa, que serve maioritariamente clientes industriais e do setor terciário, nasceu em 2021 e aumentou a faturação em 80% em três anos de atividade. Os negócios da produção de equipamento, tratamento de águas e biogás são as principais alavancas do crescimento.

A discreta SAP é a maior produtora europeia de software para empresas.

A secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa refere que o Executivo agora em gestão está a trabalhar com a Comissão Europeia para garantir que "qualquer medida que seja tomada na descida do IVA tenha um reflexo direto no preço da construção". Das 30 medidas do programa apresentado em maio do ano passado, 16 foram concretizadas e oito encontram-se em processo de legislação.