Capa
Nº 303 | 08 Janeiro 2025
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Mundo
Empresas
Advisory
Atualidade
“As empresas do setor privado moçambicano relataram uma maior deterioração das suas condições no último mês de 2024, tendo a produção e as carteiras de encomendas sido de novo afetadas negativamente por protestos e greves. A procura pelos clientes diminuiu ao ritmo mais elevado em quatro anos e meio, causando reduções adicionais nas aquisições, nos ‘stocks’ e nos efetivos”, lê-se num estudo do Standard Bank.
Presidente da República acusou o primeiro-ministro demitido de “falta de uma clara cooperação estratégica” e de uma “manifesta deslealdade institucional".
Depois de um fecho de ano bastante cauteloso, os dados da inflação e, sobretudo, das expectativas dos consumidores quanto aos preços dão argumentos aos 'falcões' do BCE, mas a prioridade continuará a ser apoiar uma economia estagnada.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reuniu-se, na terça-feira, com os partidos com assento parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira. Todas as forças partidárias defenderam eleições antecipadas na Região depois da queda do executivo madeirense, a 17 de dezembro.
Enquanto o filho se passeia pela Groenlândia – que Trump quer controlar para segurança dos Estados Unidos – as ameaças ao governo do Panamá sobem de tom.
"Razões familiares" foi o argumento invocado pelo gestor para pedir a demissão na sequência da polémica com o relacionamento afetivo com uma trabalhadora da empresa. Especialista em governance considera que gestor "meteu o pé na argola" ao não comunicar relacionamento.
Um ano depois do seu lançamento, Nuno Camilo, diretor do Acelerar o Norte, faz um balanço muito positivo de um projeto que visa dotar a região com competências digitais de topo.
Segundo fonte governamental o objetivo de Joaquim Miranda Sarmento ao revitalizar as Comissões de Vencimento do Banco de Portugal, é fazer uma análise aos atuais vencimentos da administração liderada por Mário Centeno.
A filha de Belmiro de Azevedo subiu ao mais alto cargo do grupo criado pelo pai no ano seguinte à morte do empresário, tornou-se a “mulher Sonae” e uma das empresárias mais reconhecidas de Portugal.
Operações imobiliárias suspeitas do administrador executivo do Novobanco, Carlos Brandão, com empresários da Guiné Bissau e depósitos de numerário relevantes no banco, fizeram disparar os alarmes do sistema de controlo interno da instituição financeira, apurou o Jornal Económico.
Paulo Teixeira foi eleito bastonário da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) em 2021 e deixa agora o cargo. Em entrevista ao Jornal Económico, destaca o balanço do seu mandato, o que foi alcançado e a parceira com a AIMA para acelerar os processos.
Certo de que as pessoas expostas ao risco na exploração de Sintra já foram contactadas e estão a ser vigiadas pelas autoridades sanitárias, o pneumologista Filipe Froes reforça que a transmissão da estirpe aviária entre humanos pode resultar num surto “com muito mais dificuldade em controlar, porque não estamos habituados a lidar com o H5N1”.