Capa
Nº 267 | 30 Outubro 2024
Notícias
Lusofonia
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Governo vai receber mais de 8,9 mil milhões kwanzas (cerca de 9,1 milhões de euros) na sequência da Oferta Pública de Venda (OPV) de 30% das ações da seguradora ENSA.
José Maria Brandão de Brito diz que o Orçamento do Estado para o próximo ano não aumenta impostos e é "bom" para o país.
A instituição liderada por Nazaré da Costa Cabral mostra-se mais confiante do que o Governo ao estimar um excedente orçamental maior do que o previsto para 2025: 0,4%, contra os 0,3% previstos no OE2025. E sinaliza também um rácio da dívida pública abaixo do previsto pelo Ministério das Finanças ao prever 88,6% face aos 93,3% previstos pelo Executivo.
As cotadas do grupo EDP desvalorizaram ambas mais de 2% e penalizaram o índice. Esta quarta-feira, os mercados reagem aos resultados dos CTT e vão ainda conhecer as contas da Jerónimo Martins e do Millennium BCP.
A Turquia reforça a sua liderança no combate à intervenção israelita no Médio Oriente, juntando-se à crescente condenação internacional da decisão de proibir a agência de ajuda humanitária da ONU, a UNRWA, de operar no país.
Os lucros do Santander Portugal subiram 25% para 778 milhões de euros até setembro, à boleia de uma subida de 20% da margem financeira que ainda beneficia dos elevados juros do BCE. Com o efeito positivo a perder força, o banco aposta no aumento do volume de negócios.
Apesar de a Booking não ter sido alvo de ataque informático, os cibercriminosos aproveitam-se do bom nome da empresa para esquemas fraudentos e enviam mensagens a fazerem-se passar pelo hotel que os turistas reservaram.
O contrato de financiamento da SIGPIP, uma plataforma de inventário de cadastro dos imóveis, foi assinado esta quinta-feira pela ESTAMO e pela ESPAP, na sede da empresa de capitais públicos, em Lisboa.
Cotada continua a negociar em bolsa, mas regras da Euronext ditam 'descida de divisão' automática para o índice geral.
Em causa estão 2,16% do PIB do turismo nacional e 0,3% do PIB nacional, sendo que o impacto direto do setor atingiu os 794 milhões de euros em 2023. Na calha está um investimento de 31 milhões, com o objetivo de alcançar "emissões zero" até 2030, através da eletrificação das embarcações.
Madalena Tomé entrou diretamente para o top3 das mais poderosas nos negócios da Tecnologia e Telecomunicações do ranking da Forbes Portugal. Com um percurso invejável e com espaço para crescimento, a responsável da SIBS (gestora do Multibanco e MB Way) é das empresárias mais reconhecidas no seu sector.