Skip to main content
Capa
Nº 245 | 22 Outubro 2021
Edição nº 245
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
É eletrificado e tem 449 cv de potência
É eletrificado e tem 449 cv de potência
A evolução elétrica instalou-se no grupo Bentley. Uma recente apresentação estática revela o novo hybrid da marca e que só tem 449 de potência combinada. Antecipa o 100% elétrico (BEV) que está prometido para 2025.
Horas certas
Horas certas
Os relógios revelam o tempo. E muitos deles buscam sobretudo a precisão, como fez a Seiko que, quando trouxe o quartzo para o mundo da relojoaria, causou uma revolução. Mas a história da marca é muito maior. São 140 anos de vida, que se comemoram este ano, com alguns lançamentos apelativos.
Uma bela refeição no museu com o Tejo em exposição
Uma bela refeição no museu com o Tejo em exposição
Depois do maat Café, o Mercantina Group abriu há pouco mais de um mês o maat Kitchen, restaurante que se assume no segmento de fine dining e que complementa a oferta gastronómica até agora presente no maat Café.
Três velhas bonitonas  escondem jovem sedutor
Três velhas bonitonas escondem jovem sedutor
A Morais Rocha Wines, produtor da Vidigueira, Alentejo, acaba de colocar no mercado uma proposta diferente, uma caixa de três garrafas de vinho Reserva, colheita de 2017, com um nome desassombrado: As Velhas.
Mercan Properties faz renascer uma das mais belas pérolas de Amarante
Mercan Properties faz renascer uma das mais belas pérolas de Amarante
Por uma razão que os sociólogos haveriam de saber explicar, a sociedade amarantina, nos idos dos anos 70 do século passado, era estranhamente estratificada, com as várias classes que por ali viviam a separar-se cortês e sorridentemente (se fosse caso disso) para não terem de conviver.
Experiência clínica explica a memória
Experiência clínica explica a memória
O cérebro comanda o corpo ou é o corpo que comanda o cérebro? O que é que cada um representa para o outro? Pedro Cabral, neurologista pediátrico que se dedica desde os anos 80 à epilepsia e à neurologia do desenvolvimento, debruça-se sobre a memória, o autismo e a identidade, na sua nova obra, que tenta dar resposta à interrogação sobre a forma como o cérebro funciona e como tenta dar sentido às coisas.
“Crónicas Italianas”, entre mito e realidade
“Crónicas Italianas”, entre mito e realidade
"A Itália que [Cervantes] conheceu durante esses tempos aparece recordada muitos anos depois, nas ‘Novelas Exemplares’, cujos espaços de representação se distribuem por Roma, Florença, Milão.
Ensaio
Afeganistão, episódios  de uma guerra perdida
Afeganistão, episódios de uma guerra perdida
Os talibãs defrontam-se agora com o desafio de governar, em condições extremamente desfavoráveis, com a necessidade absoluta de responderem à crise humanitária que o país atravessa, agravada pela falta de liquidez e pelas restrições financeiras que lhe são impostas do exterior.
Atualidade
Paulo Merino: mais um gestor português no topo da finança mundial
Paulo Merino: mais um gestor português no topo da finança mundial
O gestor português do Canada Pension Plan que foi considerado o melhor investidor europeu abaixo de 40 anos pela Financial News, nasceu em Penafiel, nos anos 80, antes da queda do Muro de Berlim. O seu percurso foi meteórico e prova que o mérito vence as adversidades, sobretudo quando é transfronteiriço.
“Existe  um grande desinteresse pelo sector cultural  em Portugal”
“Existe um grande desinteresse pelo sector cultural em Portugal”
Está a gravar uma novela que irá estrear na SIC. Também será possível vê-lo brevemente nas salas de cinema, pois faz parte do elenco do remake do filme “O Pai Tirano”, com estreia prevista para o final do ano e que vai ter duas versões: uma para o cinema e outra em minissérie, para televisão, que será exibida em 2022 pelo canal dirtigido por Daniel Oliveira. “Acontece certas experiências profissionais destacarem-se por serem especiais. Foi ótimo trabalhar com toda a equipa e elenco.”, garante Diogo Amaral.
O doutor Rendeiro  e o Pai Natal
O doutor Rendeiro e o Pai Natal
O doutor Rendeiro é a obra de arte mais delicada e valiosa que o mundo político, económico e judicial português criou nas úlimas décadas. Não admira que tenha desaparecido como um quadro falso disfarçado de verdadeiro.
Os últimos espiões
Os últimos espiões
No seu livro de memórias, “O Túnel dos Pombos”, John Le Carré confrontou os seus leitores com uma das suas recordações mais sombrias. Não era um ajuste de contas entre espiões ou um assassinato sem sentido.
Sons radicais
Sons radicais
A intensidade eletrónica é poderosa e nela emerge a voz de Mimi Parker ou de Alan Sparhawk.
Portugal sem eletricidade
Portugal sem eletricidade
Estávamos em Julho de 1976 e a revista “Vida Mundial” escrevia: “Hora e meia por dia, o País encontra-se sem luz. Hora e meia por dia param fábricas, máquinas de escrever antigas e pesadas substituem, nos escritórios, as máquinas de escrever elétricas
Réplica de Bergman
Réplica de Bergman
Os filmes de Ingmar Bergman não têm meio termo: os se amam ou se detestam. Não deixam ninguém indiferente.