Skip to main content
Capa
Nº 123 | 07 Junho 2019
Edição nº 123
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
GINT RUBRO uma história com sotaque de Trás-os-Montes
GINT RUBRO uma história com sotaque de Trás-os-Montes
E um verdadeiro London Dry Gin, feito ao rigor das regras, álcool de cereal, uma só destilação, respeito pelos graus de destilação”, explica ao Jornal Económico Tiago Sanchez, fundador e master distiller da produtora de Guilhabreu, em Vila do Conde.
Chopard Mille Miglia Espírito desportivo
Chopard Mille Miglia Espírito desportivo
Há muito que a Chopard tem uma forte ligação ao universo dos desportos motorizados. É uma conexão que vem de longe: a marca é, desde há 30 anos, patrocinadora da prova italiana Mille Miglia, o que é uma inspiração forte para a coleção com o mesmo nome que agora ganha um novo membro da família, o Mille Miglia Classic Chronograph Zagato 100th Anniversary.
A rua da estrada - Vidas que vão crescendo nas bermas
A rua da estrada - Vidas que vão crescendo nas bermas
Há umas décadas, quem circulava nas estradas atravessava forçosamente localidades. Uma vez aí, a estrada tornava-se rua e deixava de ter um número (como a hoje redescoberta EN2, Estrada Nacional 2) para passar a ter nome.
Opel Corsa GSi - O regresso às altas performances
Opel Corsa GSi - O regresso às altas performances
Rijo. Não é suficientemente comprido para balancear. Direção boa e motor pouco ruidoso. Poderia ser mais simpático de conduzir com mais 10 cm de comprimento e uma suspensão menos agressiva.
X-men: Fénix negra Uma mutante dos “Tronos”
X-men: Fénix negra Uma mutante dos “Tronos”
Já chegou aos cinemas portugueses a 12.ª longa-metragem do universo dos “X-Men”, desta vez protagonizada por Sophie Turner.
Atualidade
Martin Danoesastro Líder de uma nova forma  de trabalhar
Martin Danoesastro Líder de uma nova forma de trabalhar
Num mundo em rápida transformação, as empresas necessitam de tomar decisões rápidas e certeiras. O especialista do Boston Consulting Group explica como o método Agile pode melhorar os seus resultados graças a uma nova forma de trabalhar.
As eleições europeias
As eleições europeias
As eleições para o Parlamento Europeu (PE) do dia 26 de maio foram por muitos anunciadas como as mais importantes de sempre.
Agustina Bessa-Luís - Uma autora incómoda que tinha a sabedoria da velha perdiz
Agustina Bessa-Luís - Uma autora incómoda que tinha a sabedoria da velha perdiz
É tida como a maior romancista portuguesa de sempre, graças a obras como “A Sibila”, mas foi ao Bambi que recorreu na hora de explicar à filha o que é mais importante: resistir a levantar voo quando se ouvem os tiros. Morreu aos 96 anos, na passada segunda-feira, mas deixara de escrever há 13 anos, levada ao silêncio pela doença.
Mobilidade -  Os carros inteligentes em sistemas estúpidos
Mobilidade - Os carros inteligentes em sistemas estúpidos
Demonstrar como a “Internet das Coisas” pode gerar um tráfego mais eficiente é uma das preocupações do especialsita em mobilidade Carlo van de Weijer. Numa entrevista exclusiva ao Jornal Económico, o holandês criticou a falta de credibilidade do hidrogénio e dos carros autónomos, e comparou os acidentes que ocorrem todos os dias ao 11 de setembro e a inteligência artificial ao jogo de vídeo Grand Theft Auto.
“Uma maior fragmentação vai obrigar a negociações”
“Uma maior fragmentação vai obrigar a negociações”
Apesar de os resultados globais não terem confirmado os piores receios quanto à magnitude da ascensão de forças políticas extremistas, a maior dispersão e equilíbrio na composição do PE irá obrigar a um esforço maior de entendimentos que permitam alcançar as maiorias necessárias.
Reedições  Regressada às livrarias graças à Relógio d’Água
Reedições Regressada às livrarias graças à Relógio d’Água
Colapso da Guimarães afastou a obra de Agustina Bessa-Luís dos leitores. Nova editora iniciou há dois anos um programa que vai agora manter, com a colaboração da família, incluindo inéditos.
Cinema -  Até um romance nasceu da relação criativa com Manoel de Oliveira
Cinema - Até um romance nasceu da relação criativa com Manoel de Oliveira
Tudo começou porque Manoel de Oliveira queria filmar a “Madame Bovary” e recebeu a má notícia de que o cineasta francês Claude Chabrol se lhe adiantara, preparando a longa-metragem que estrearia em 1991, com Isabelle Huppert no papel da escandalosa adúltera criada no séculoXIX por Gustave Flaubert.