Skip to main content
Autor
Et Cetera
Notícias
“A Europa ainda é futuro, e vai continuar a ser”
Viagem pelas memórias imperfeitas do continente, desde as suas fronteiras e geografia, história e conflitos, até à liberdade, prosperidade, imperialismo e imagem do “outro”, passando pela peculiar relação com os EUA
Viagem à Volta do Meu Quarto: Inspirador em tempos de isolamento social
Dadas as restrições de movimentos a que o mundo está sujeito atualmente, quase que poderíamos dizer que o autor era um homem à frente do seu tempo.
Notas de inverno sobre Impressões de Verão: O périplo europeu de Dostoievski
“Notas de Inverno sobre Impressões de Verão”, agora editado em Portugal pela Relógio d’Água (com tradução e notas de António Pescada), reúne observações de viagem, esboços e comentários, que no conjunto constituem uma tipologia mais imaginária do que real do ocidente, e onde o leitor encontra a prosa inconfundível de um dos maiores escritores russos, autor de “Crime e Castigo”, “Os Irmãos Karamazov” ou “O Jogador”.
“O que se entende por crime é variável no tempo e espaço”
A noção de crime não só evolui ao longo do tempo como pode ser diferente de país em país, reconhece Manuela Ivone Cunha, autora do livro “Criminalidade e Segurança”.
Tempo de dádivas - uma viagem a pé: A caminho de Constantinopla com outro nome
Sem pressa, o jovem viajante percorre a Holanda, sobe o Reno e adentra-se pela Alemanha, antes de chegar a Viena, ao longo do Danúbio. Passará da Checoslováquia para a Hungria sob os auspícios de uma “série de aves grandes e misteriosas”. Eram cegonhas.
Viajar com os Reis de Portugal: A viagem enquanto ferramenta política e diplomática
São 20 as histórias das viagens empreendidas pela realeza portuguesa ao estrangeiro e recolhidas pelo historiador Miguel Ribeiro Pedras em “Viajar com os Reis de Portugal”, livro editado por A Esfera dos Livros.
Ver mais
Aguarde