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Opel Corsa GSi - O regresso às altas performances

Rijo. Não é suficientemente comprido para balancear. Direção boa e motor pouco ruidoso. Poderia ser mais simpático de conduzir com mais 10 cm de comprimento e uma suspensão menos agressiva.

Rijo. Não é suficientemente comprido para balancear. Direção boa e motor pouco ruidoso. Poderia ser mais simpático de conduzir com mais 10 cm de comprimento e uma suspensão menos agressiva. Estes são os primeiros comentários ao novo Opel Corsa GSi, um desportivo pequeno, mas muito aguerrido, que vamos ver pelas estradas nacionais. Com tração dianteira e um spoiler que ajuda a altas velocidades, este Corsa consegue “colar-se” à estrada e tem um comportamento muito bom a nível de traseira. Claro que, sendo um carro para todas as idades e muito divertido, recomenda-se que se saiba conduzir em situações criticas, caso contrário haverá “caldeirada”. De sublinhar ainda o consumo simpático num carro a gasolina e em que os 150 cv de potência são tirados num regime de binário dentro das 3500 rpm.
Mas vamos aos detalhes e dado tratar-se de um carro para fazer umas acelerações, o aspeto é crucial quando se mostra um “brinquedo” aos amigos. As grandes entradas de ar e o spoiler traseiro, a par das saias laterais trabalhadas e uma grelha específica que a marca chama de “ninho de abelha” são características definidoras deste desportivo. Com chassis do tipo OPC, naturalmente que a estrutura e a suspensão apresentam-se rígidas por questões de segurança e aderência.
O interior tem plásticos de boa qualidade, enquanto os bancos desportivos com a função easy entry poderão ser afinados com melhores apoios e dessa forma o condutor poderá aproveitar ainda melhor a dinâmica que já existe. O tablier não é propriamente intuitivo mas contempla tudo. O destaque vai para o rádio IntelliLink Navi 4.0 com sistema de navegação, a par dos faróis de xénon com máximos adaptativos, a par dos sensores de estacionamento (sendo que a câmara traseira tem um custo acrescido de 350 euros) e ainda sensores de chuva. Se incluir o pack de assistência ao condutor, por 650 euros, terá ainda sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de saída de faixa, alerta de colisão dianteira iminente e um espelho retrovisor interior eletrocromático.
A pensar na adrenalina, este motor com capacidade de debitar 150 cv “devora” a estrada. É um digno percursor dos “velhinhos” Manta GSi e Kadett GCi de meados dos anos 80, ou ainda dos mais recentes Astra GSi, sendo que o primeiro Corsa com a linhagem GSi é de final dos anos 80 do século passado. A Opel GSi esteve uns anos sem novos modelos até que o sucesso Insígnia levou ao aparecimento deste tipo de motorização sobrealimentado e chegamos ao atual Corsa. Como grandes fatores de elogio deste novo Corsa desportivo estão a capacidade de recuperação de velocidade dos 80 aos 120 km/h em 9,9 segundos e uma grande facilidade em atingir a velocidade máxima. O design do veículo dá-lhe um excelente equilíbrio, mesmo em alta performance. 

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