Está à venda a anteriormente designada Galp Gás Natural Distribuição e batizada Floene após a aquisição pela Allianz Capital Partners em 2020.
A Meet Europe Natural Gas (consórcio que integra a Marubeni Corporation e a Toho Gas), acionista minoritária com 22,5%, mandatou a KPMG para encontrar compradores para a sua participação e, segundo apurou o Jornal Económico, a espanhola Naturgy está na corrida.
Os investidores japoneses estão a trabalhar com a assessoria da KPMG para vender a sua participação, pela qual pagaram 138 milhões de euros em 2016.
AMergermarket, que avançou com a notícia, diz que os vendedores esperam propostas não vinculativas até meados de fevereiro e que estão também fundos de infraestruturas na corrida.
Segundo uma fonte com conhecimento do negócio, esta participação, apesar de minoritária, é robusta, porque permite a nomeação de representantes para o conselho de administração da Floene e dá direitos especiais de voto sobre algumas matérias.
A compra de 22,5% da Floene assume particular interesse porque é a entrada no capital de uma empresa cuja participação maioritária poderá ser vendida no fim deste ano ou início do próximo. Pois, segundo as nossas fontes é esperado que a Allianz Capital Partners, que comprou a participação de 75% na Floene por 368 milhões de euros em 2020, esteja a considerar também a venda.
A procura de gás em Portugal caiu 16,7% em 2024, a maior queda em toda a União Europeia, segundo o Eurostat, lançando as dúvidas sobre o futuro a longo prazo dos ativos de gás.
As nossas fontes dizem que a Allianz espera que a venda da participação minoritária seja fechada para ter uma avaliação de mercado sobre a sua participação.
Naturgy quer entrar na maior distribuidora de gás natural
/
Os japoneses da Marubeni Corporation puseram à venda 22,5% da Floene. Propostas não vinculativas para a empresa portuguesa são esperadas este mês. Posição de controlo poderá seguir-se.