Skip to main content

Earnings Season continua em destaque

Período de apresentação de resultados marca a atualidade, nos Estados Unidos, mas também na Europa.

Tendo a grande parte das maiores cotadas dos EUA já apresentado os seus resultados do último trimestre, o foco passa agora para as empresas da Europa. Genericamente, os resultados têm sido positivos. Nos EUA, numa altura em que a maior parte das cotadas já apresentou resultados, a Coca-Cola apresentou receitas de 11,8 mil milhões de dólares, abaixo dos 12 mil milhões de dólares previstos. Contudo, o lucro ajustado por ação foi de 0,58, dólares acima dos 0,56 dólares esperados. Adicionalmente, a empresa previu um crescimento da receita entre 4% a 5% para 2026, comparativamente às estimativas de 5,3%.
Num outro setor, a Apollo Global Management anunciou um lucro por ação de 2,47 dólares, acima dos 2,04 dólares previstos pelos analistas. Além disso, a gestora também arrecadou 42 mil milhões no trimestre, elevando os ativos sob gestão para 938 mil milhões. Na segunda-feira, após o anúncio, as ações da Apollo Global Management aumentam 0,72%, enquanto as da Coca-Cola caíram mais de 1% na terça-feira.
Na Europa, o banco alemão Commerzbank indicou que o seu lucro líquido em 2025 recuou 1,9%, para 2,63 mil milhões de euros, contudo permaneceram acima da estimativa do mercado de 2,54 mil milhões. Adicionalmente, o segundo maior banco da Alemanha indicou que vai propor aumentar o dividendo para 1,10 euros por ação, em comparação com os 0,65 euros do último ano, e recomprar 540 milhões em ações. Numa outra nota, a Unilever indicou que o seu lucro operacional anual subjacente diminuiu 1,1%, para 10,1 mil milhões de euros, valor que se encontrava dentro das expectativas do mercado, que apontavam para 10,12 mil milhões.
Em Portugal, o PSI continua em alta, estando a valorizar já mais de 9% em 2026. Na última semana, o Bank Millennium, instituição polaca detida maioritariamente pelo BCP, registou um lucro de 1,202 mil milhões de zlótis em 2025, o que representa um aumento expressivo de 67% face ao ano anterior. No último trimestre de 2025, o Bank Millennium indicou que obteve um lucro de 347 milhões de zlótis, mais do dobro do registado no

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico