Skip to main content

350 milhões para ir às compras em Portugal, Espanha e Itália

A corretora de seguros Sabseg quer ser protagonista no movimento de concentração e tornar-se das maiores na Europa. Passou 800 milhões de euros em prémios, mas quer chegar aos 2.000.

A corretora de seguros Sabseg está preparada para investir 350 milhões de euros em aquisições para acelerar o ritmo de crescimento. Os alvos são os mercados português, o mais representativo para a empresa, de Espanha e de Itália.
O objetivo é “alargar a presença territorial e ganhar escala num setor em plena consolidação”. A corretora luso-espanhola considera que a dimensão passou a ser um fator crítico de competitividade num setor que atravessa um ciclo de transformação estrutural, marcado por maior exigência regulatória, necessidade de investimento tecnológico e crescente complexidade dos riscos empresariais e pessoais. E quer ser protagonista do movimento de concentração no mercado.
“O setor está a evoluir rapidamente e exige cada vez mais escala, tecnologia e talento especializado”, afirma o presidente da Sabseg, Miguel Machado. “Este reforço de capacidade de investimento posiciona-nos para ter um papel ativo na consolidação, mantendo o nosso posicionamento independente,” acrescenta.
As aquisições também cumprem o objetivo de reforçar especializações técnicas, acompanhando a crescente sofisticação dos riscos e das necessidades de proteção. “A escala só faz sentido se vier acompanhada de qualidade técnica e proximidade”, diz Miguel Machado.
No ano passado, a corretora passou a fasquia de 800 milhões de euros em prémios intermediados, afirmando-se como a maior corretora de seguros independente na Península Ibérica. “Demonstra a consistência do nosso modelo de crescimento” afirma Machado. Cerca de 54% deste volume de prémios foi conseguido em Portugal.
A Sabseg está também presente em Espanha, Itália, ainda em Angola, Moçambique e no Brasil. Ao todo são 70 escritórios, uma rede de mais de dois mil agentes e cerca de 400 mil clientes, entre particulares e empresas.
A ambição, agora, é atingir dois mil milhões de euros em prémios intermediados até 2030, posicionando a Sabseg entre os principais grupos independentes de corretagem na Europa.
A Brokers & Partners, holding de seguros do fundo espanhol Miura Partners, detém a maioria do capital da Sabseg, num negócio concretizado em 2024. Miguel Machado é acionista de referência e a equipa de gestão também tem uma participação.
Desde o final de 2023, entre crescimento orgânico e aquisições, o volume de prémios intermediados cresceu 51%.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico