Omarketing digital habituou as empresas a um paradoxo difícil: para saberem que anúncios funcionariam, primeiro teriam de gastar dinheiro a errar. A Wise Pirates, empresa portuguesa fundada em 2017 e especializada em marketing digital e tecnologia, garante ter encontrado a resposta para este custo invisível através da plataforma WAndrome.
“Somos a primeira empresa do mundo a criar uma solução que permite antecipar o desempenho dos criativos antes do investimento em media, eliminando o desperdício”, explica Pedro Barbosa, fundador e CEO da Wise Pirates.
“Esta plataforma permite prever com elevado grau de previsão, como a Meta, empresa multinacional de tecnologia proprietária do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads irá interpretar os anúncios”, diz, acrescentando que a tecnologia “demonstrou capacidade para recuperar entre 15% e 25% do orçamento que se perde em testes de experimentação de criativos”.
O objetivo é claro: eliminar anúncios de fraca performance antes de estes começarem a consumir orçamento. A tecnologia é desenvolvida integralmente por equipas portuguesas, e representou um investimento de cerca de 800 mil euros. Além da pontuação, a plataforma identifica as audiências que a Meta tenderá a privilegiar para cada criativo, sugere melhorias concretas ao nível do texto, da estrutura ou da composição visual e permite um processo interativo até ser atingido um nível de desempenho considerado ótimo.
Wise Pirates cria solução de IA para poupar online
/
Tecnologia de inteligência artifcial que promete reduzir até 25% os gastos da publicidade online. Desenvolvida em Portugal já despertou o interesse internacional, entrando na short list de projetos acompanhar em 2026.