Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 237 | 27 Agosto 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Ensaio
Atualidade
Nasceu em Tigre, na Argentina, mas está há cerca de 20 anos a viver no nosso país e afirma-se como “português de coração”.
Nos comerciais ligeiros a Renault Express Van tem uma história curiosa.
O novo “Wine Corner by José Maria da Fonseca”, integrado na Casa Museu José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão, abriu há poucos meses.
Os Reserva Estrada que iniciam agora o seu percurso no mercado nacional (e externo) são resultado de uma parceria entre duas das mais prestigiadas casas vitivinícolas durienses, a Real Companhia Velha e a Lavradores de Feitoria.
Em Portugal, quando surge um problema complexo, na maioria dos debates políticos sugere-se lançar mais dinheiro como solução. O célebre “inverno demográfico”, ainda sem resolução, não é excepção à regra.
Entrou para a alta política pela mão de um chanceler tão poderoso que poucos lhe vaticinavam uma carreira pródiga e longa. Aconteceu precisamente o contrário, depois de mais de 15 anos à frente de uma Alemanha que nunca aceitou colocar em debate a sua condição de liderança da União Europeia. Arranjou inimigos por isso, mas, na hora da despedida, todos lhe reconhecem méritos que em 2005 ninguém soube antecipar.
Em terra de ciclistas, a mais recente marca na arte de “pedalar” responde por bam.bu Bicycles. O nome não é fruto do acaso mas sim de uma paixão, agora transformada em desígnio: promover o bambu em Portugal e na Europa e criar em torno deste material um espaço de comunidade e partilha.
Prestes a completar o contorno de Portugal continental, planamos ao sabor do vento sobre as falésias alcantiladas do Barlavento, onde bilhetes postais como a Marinha e Benagil rivalizam com os longos areais da esbelta ria Formosa no Sotavento. Do Algarve levamos uma luz única e inconfundível na bagagem, antes de rumarmos às ilhas na próxima semana.
Há um reino nos Algarves que se distingue do restante território. Surge quando saímos da EN 125, seguindo a placa que indica Vilamoura.
O autor portuense que tão bem retratou as vivências da segunda metade do século XIX em Portugal, e particularmente no Porto, é a estrela desta edição. Uma oportunidade para olhar o presente através de uma lição de Helena Carvalhão Buescu, que programa o ciclo de conversas Júlio Dinis. A lotação estará limitada a um máximo de mil pessoas em simultâneo.
A Feira do Livro em Lisboa já arrancou e promete ser o principal ponto de encontro entre autores,
editoras e leitores na capital. Embora ainda haja restrições, a APEL abriu as portas para mais
de cinco mil visitantes por dia, que terão acesso a mais de três centenas de pavilhões e milhares
de livros novos.