Capa
Nº 2159 | 19 Agosto 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Empresas & Mercados
Última
O acordo para venda dos fundos foi assinado na semana passada.
A operação fica agora dependente da aprovação dos reguladores, devendo ficar concluída apenas no quarto trimestre.
O sector empresarial afirma que os bancos estão a tornar as condições de financiamento mais restritivas, nomeadamente para a construção e o imobiliário, exigindo mais garantias do que há um ano, mas a banca recusa que esteja a “apertar” os critérios ou que o venha a fazer.
Apesar do contexto atual, as empresas não dão, por agora, sinais de retração na hora de pedir crédito à banca.
Contribuintes que não beneficiaram da eliminação da sobretaxa nem dos desdobramentos dos escalões de IRS de 2018 e 2022 foram também penalizados, este ano, pela não atualização dos escalões do imposto à inflação.
O Governo decidiu não atualizar este ano os escalões de IRS à inflação, o que, segundo os fiscalistas, é desvantajoso para as famílias.
O comércio eletrónico é uma das áreas de atividade nas quais deveria haver um reforço da inspeção tributária, como na construção. STI quer mais ações para prevenir esquemas fraudulentos e APIT apela à formação.
Nova etapa nas negociações para a descentralização e verbas para o Orçamento do Estado de 2023 ditam longo caderno de encargos de autarcas. Quase um terço dos municípios terão competências na área social em outubro e os resntantes no início do próximo ano.
Atual financiamento para transferência de competências para as autarquias é insuficiente. Espera-se mais no OE2023.
Lula da Silva continua a liderar as sondagens, no começo formal da campanha eleitoral, mas Jair Bolsonaro tem recuperado terreno. A corrida será feita a dois e tudo indica que haverá uma segunda volta, a 30 de outubro, para decidir quem vai ocupar o Palácio do Planalto.
Analistas dizem que estas serão as eleições mais disputadas e que existe o risco de protestos na rua, a seguir às eleições, dado que o processo eleitoral tem sido tema de campanha.
A venda da carteira “Harvey” pelo Novobanco à Deva e à Arrow foi a mais recente a ser chumbada pelo Fundo de Resolução, mas não a única.
No total, a fintech recebeu mais de 160 mil solicitações de empréstimos ao consumo, num total de 1,4 mil milhões de euros. Obras, consolidação de crédito e carro lideram a lista de motivos.
Cristiano Ferreiro, responsável da Ferring Pharmaceuticals, revela que empresa suíça fatura cerca de 10 milhões de euros por ano com o mercado português. Vai reforçar a equipa na tecnologia e finanças para fornecer serviços ao grupo.
Startup imobiliária italiana entrou em Portugal este ano e quer consolidar a sua operação em Lisboa, nomeadamente em zonas como Benfica, Alcântara e Ajuda. Lá fora, é França que está no horizonte.
Após a compra do antigo edifício da Federação Portuguesa de Futebol, empresa alemã prepara novos investimentos no país.
O segmento acionista tem apresentado ganhos sólidos nas últimas semanas, estando já o Nasdaq em bull market.
Sporting reforçou posição na SADpara 83,8%. Economista João Duque diz que menor participação de investidores privados é um sinal positivo.
No final do encontro desta quinta-feira em Lviv entre os presidentes ucraniano, Volodymyr Zelensky, e turco, Recep Erdogan – acompanhados do secretário-geral da ONU António Guterres – o líder turco afirmou que irá tentar mediar um encontro entre o seu homólogo ucraniano e o presidente russo Vladimir Putin.