Capa
Nº 91 | 11 Dezembro 2023
Notícias
Economia & Política
Mundo
Empresas
A falta de profissionais do sector dos registos e do notariado deve agravar-se nos próximos cinco anos, uma vez que se prevê a reforma de cerca de 2.751 profissionais, alerta Arménio Maximino, presidente da direção nacional do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado, ao JE.
"Não há uma razão objetiva para a ANA dizer que só tem dinheiro se for no Montijo, e que se for no Campo de Tiro de Alcochete não tem", disse a coordenadora da Comissão Técnica Independente (CTI ) em entrevista ao JE. Memorando de entendimento entre ANA e Estado para o Montijo já caducou, recordam peritos.
O aeroporto de Alcochete precisa de uma pista para arrancar, um investimento de três mil milhões e sete anos de obras, explica ao JE a coordenadora da CTI.
A quebra da atividade na Europa e o recuo da inflação inclinam cada vez mais os investidores para cortes de juros em ambos os lados do Atlântico, mas a incerteza sobre quando arrancarão é ainda grande. Analistas dividem-se, esperando um abrandamento mais significativo à medida que aperto monetário se materializa na economia real, as alertando para efeitos base no recuo da inflação este ano.
"À data, o Governo da República deve 10,2 milhões de euros, correspondentes a 149 faturas de trabalhos realizados e pagos pela Região Autónoma da Madeira, desde maio de 2023", informou a secretaria regional das finanças ao Jornal Económico.
Montijo é a pior opção de todas para o novo aeroporto de Lisboa, diz a CTI que defende uma decisão rápida do próximo Governo para escolher e avançar com a construção da infraestrutura.
Uma das razões para a opção Santarém ser descartada foi por as aterragens e descolagens colidirem com o bloco militar de Monte Real. CTI admite analisar alterações se promotores de Santarém apresentarem proposta.
Benjamin Netanyahu exortou os membros do Hamas a entregarem as armas, dizendo que muitos já o fizeram. Entretanto, nos Estados Unidos, Bernie Sanders, um crítico de Israel, está desta vez ao lado de Netanyahu.
Com 98% dos modelos automóveis produzidos na Europa a terem componentes feitos em Portugal, as empresas do sector agregam em média investimentos da ordem dos 700 milhões de euros todos os anos. Exportações crescerão pelo menos mil milhões.