Capa
Nº 510 | 26 Janeiro 2026
Notícias
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Portugal será o primeiro país da União Europeia a disponibilizar esta ferramenta, que se insere nos pilares centrais da reforma do Estado – simplificação, digitalização, articulação e responsabilização – e será parte integrante do futuro “Balcão Único da Empresa”. Permite "poupar tempo e dinheiro", diz Armindo Monteiro.
O número de encerramentos caiu de 2.361 para 2.256 casos, sendo que são os distritos com maior concentração de empresas que mostram reduções mais relevantes, como Porto e Braga.
O Governo lança a Carteira Digital da Empresa no Palácio da Bolsa, com a presença do CTO do Estado, do primeiro-ministro, do ministro Adjunto e da Reforma do Estado, da ministra da Justiça e do ministro da Economia e da Coesão Territorial.
Entre 2023 e 2026, a Câmara de Lisboa investiu 1,1 milhões de euros na fase preparatória do 1.ª Habitação Lisboa. Já selecionou 11 localizações, mas as construções ainda não arrancaram.
A conferência “O Choque na Habitação”, vai reunir decisores políticos, especialistas do setor imobiliário, economistas, investidores para analisar as causas da crise habitacional e discutir soluções concretas para o futuro.
Um novo relatório das Nações Unidas declara que vastas regiões do planeta já ultrapassaram pontos de não retorno na gestão da água. A linguagem da “crise” deixou de ser suficiente: o mundo está a viver além dos seus meios hidrológicos.
Ministra disse que o Governo está "coordenado" nesta matéria e que vai analisar os "mecanismos" existentes relativos a este negócio. "Do ponto de vista de independência energética, é uma solução melhor", defendeu.
Augusto Mateus critica a falta de importância dada às avaliações dos fundos europeus. Mais do que “os milhares de milhões” e “se estamos a ir depressa ou devagar”, o economista está interessado na qualidade dos investimentos. E avisa que só assim o país deixará de apostar no passado.
O Neom, é localizado no noroeste da Arábia Saudita, e foi concebido para "apoiar a diversificação da economia do Reino da Arábia Saudita e fornecer soluções urbanas para que as pessoas e o planeta possam prosperar em harmonia".
O pedido de audição surge depois de o ministro da Economia ter anunciado um apoio ao investimento, em que quase um terço é a fundo perdido.
Perante a falta de maioria parlamentar, o governo francês aposta na manutenção de impostos sobre grandes empresas e fortunas para assegurar a aprovação do Orçamento do Estado para 2026 e garantir receitas para reduzir o défice.
Democratas ameaçam bloquear proposta orçamental sem mudanças no serviço de imigração norte-americano
Em causa está a mais recente morte provocada por uma operação de fiscalização de imigração no Minnesota. Democratas defendem que não podem votar a favor de legislação que mantivesse o financiamento do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla norte-americana) sem alterações na forma como a agência opera. Caso democratas mantenham o não os Estados Unidos poderiam sofrer nova paralisação.
O ouro atingiu um novo máximo esta semana. Os futuros ultrapassaram a barreira dos cinco mil dólares. Já existem previsões que colocam este metal nos sete mil dólares. Macroeconomia e política monetária, são algumas das alavancas para a continuação do disparo desta matéria-prima que já subiu 80% nos últimos 12 meses.
Esta semana há reunião da Fed e PIB da zona Euro, tudo acompanhado da continuação das incertezas geopolíticas.
As negociações, mediadas pelos Estados Unidos e que pela primeira vez sentam Rússia e Ucrânia à mesma mesa vão continuar, apesar de os resultados dos encontros do fim-de-semana serem claramente uma desilusão.
A Ford e a General Motors receberam aprovação dos reguladores federais norte-americanos para criar bancos.