Capa
Nº 499 | 06 Janeiro 2026
Notícias
Empresas & Negócios
Economia
Política
Economia & Política
Mundo
Empresas
Desporto
Cotadas europeias da defesa estão a disparar depois do derrube do Governo da Venezuela e do regresso de uns EUA mais intervencionistas.
O antigo responsável máximo pelos destinos da Stellantis considera que 2026 pode marcar o "fim da ingenuidade" da União Europeia. Conheça as previsões deste e de outros protagonistas para o que irá marcar 2026.
No terceiro dia de campanha oficial, os candidatos têm agenda apenas durante a manhã, porque à noite têm encontro marcado na RTP para o debate todos. Gouveia e Melo começa o dia mais longe da capital, em Vila Real. Os restantes andarão mais perto do ponto de encontro final, na estação pública, pelas 22h00.
Imigração, segurança, lei da nacionalidade e lei laboral farão certamente parte do menu do Parlamento para o novo ano mas o aumento da despesa da Defesa e a comissão para acompanhar esses gastos também vão marcar a atualidade política em 2026.
A doutrina Monroe passou a doutrina Donroe e os EUA exercem influência direta sem pudores sobre as Américas, que produzem 40% do petróleo mundial. A ideia será manter o petróleo a preços baixos e fazer frente a quem quiser influenciar o mercado. O país até pode dobrar a produção até 2030, mas precisa de investir 12 mil milhões só para fazer manutenção de equipamento decrépito.
Reunião foi convocada a pedido da Venezuela, que condenou a ação unilateral de Washington contra o país. Rússia e China estão do seu lado. E António Guterres foi também muito crítico.
Presidente deposto da Venezuela declara-se inocente das acusações de tráfico de droga para os Estados Unidos.
Mette Frederiksen assegura que, se houver qualquer avanço norte-americano sobre a Gronelândia, isso configurará o ataque de um país NATO a outro país NATO. Não é a primeira vez que esse perigo existe, mas, diz, será o fim da aliança atlântica.
De cada vez que os EUA vão intervir militarmente em algum ponto do globo, o consumo de pizzas dispara na capital norte-americana. É assim há 35 anos.
A Doutrina Monroe, que diz que os Estados Unidos são parte interessada em tudo o que ocorrer nas Américas, data de 1823 e foi gizada para afastar os interesses europeus no Canadá, na América central e na América do Sul. Aparentemente, nunca mais deixou de estar ativa.
Retalhista alemã lança campanha que demonstra que o consumidor pode poupar até 796 euros se comprar produtos da marca Aldi em vez de produtos de marcas do mercado disponíveis nas suas lojas. Campanha realizada em parceria com a agência de publicidade e design Uzina estará disponível ao longo de 2026.
Possibilidade de mais negócio num novo mercado está a animar os investidores em Wall Street.
Estes novos requisitos "refletem um aumento de 5 pontos base em TREA, refletindo o benefício da redução do P2R (Pilar2), mas impactado pelo aumento do Systemic Buffer (considerado para efeitos de MREL no âmbito do MCC – Market Confidence Charge)", refere o banco.
O novo CEO, atual administrador comercial do Banco CTT, sucede a Madalena Tomé que deixou o cargo em setembro.
Mais do que os resultados, as divergências com a estrutura do clube levaram a direção a tomar, "relutantemente" a decisão de despedir o técnico português. Old Trafford continua a ser um cemitério de treinadores desde a saída do mítico Sir Alex Ferguson em 2013. Ruben Amorim foi o décimo, numa lista onde consta José Mourinho.