Capa
Nº 491 | 23 Dezembro 2025
Notícias
Economia
Mercados
Economia & Política
Mundo
Empresas
Desporto
Num universo cada vez mais concorrido, as marcas devem concentrar-se na criatividade e na inovação para aumentar a relevância para os consumidores. As despesas globais neste setor vão aumentar à boleia dos Estados Unidos e China.
O país é um dos menos generosos do mundo e as doações representam apenas 0,45% do rendimento disponível. Em 2024, cada português doou, em média, 30 euros.
Com as taxas de referência em 0,75%, a postura monetária japonesa continua a ser, pelas medidas internacionais, contida e pouco restritiva, mas o indicador está em máximos de setembro de 1995. Ainda assim, o iene continua sem recuperar o terreno perdido nos últimos meses para o dólar e o euro.
O presidente da Maxyield e o head of trading do Banco Carregosa consideram, em declarações ao JE, que a mais valia gerada pela venda da Secil dá condições para que a Semapa pague um dividendo extra aos investidores. Contudo João Queiroz considera que essa não deve ser a prioridade e que o foco deveria ser a eficiência. financeira.
O Governo vai voltar a dar incentivos para a compra de veículos com emissões reduzidas. Com uma dotação de 17,6 milhões de euros, inclui uma novidade: a medida terá efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2025, pelo que quem já comprou um veículo durante este ano ainda pode receber apoio.
Infraestruturas, habitação, redes. Portugal está a investir em obra e isso projeta novas estrelas empresariais, fá-las regressar depois da crise. A Mota-Engil destaca-se. Depois, a Teixeira Duarte. Mas há mais a crescer.
As negociações entre o governo e os grupos socialista e da direita moderada não foram suficientes para o país ter um Orçamento do Estado. O primeiro-ministro quer adotar a lei especial que possibilita o financiamento do Estado, mas há quem admita que deve optar pelo artigo que impõe o Orçamento.
Num quadro em que os esforços para a conclusão de um acordo de cessar-fogo liderados pelos Estados Unidos permanecem inconclusivos, a França pode conseguir tornar-se um interlocutor junto de Vlladimir Putin.
Nos Estados Unidos, minerais essenciais à energia limpa estão a ser desviados para a indústria bélica, uma estratégia que coloca em risco a transição energética ao transformar recursos sustentáveis em munições para alimentar os próximos conflitos.
A assembleia da província de Niigata, onde se situa a central de Kashiwazaki-Kariwa, aprovou esta segunda-feira uma lei que permite que a empresa Tokyo Electric Power Company (TEPCO) volte a ligar um dos sete reatores da central. A reativação do reator número 6 deve acontecer a 20 de janeiro, de acordo com a emissora pública japonesa NHK, citada pela CNN.
Uma investigação do jornal ‘Financial Times’ chegou à conclusão que lobistas, doadores e aliados políticos estão a gerar um sistema paralelo para os perdões executivos assinados em Washington pelo presidente Donald Trump. O ex-presidente hondurenho Juan Orlando Hernández é só um dos casos.
“Com este acordo, a EDP reafirma o compromisso com um perfil de baixo risco e uma estratégia de crescimento baseada no desenvolvimento de projetos competitivos com visibilidade a longo prazo”, lê-se no comunicado à CMVM.
O “Transfermarkt” revela que a Liga Portugal desvalorizou esta temporada mas os três grandes continuam a ser mais valiosos do que muitas equipas das “Big5”. Líder da Liga lidera valorizações e há dois clubes do Minho a acompanhar a tendência.