Capa
Nº 442 | 23 Setembro 2025

Notícias
Economia
Economia & Política
Mundo
Empresas
Desporto

A economia portuguesa vai crescer 1,9% em 2025, abaixo da meta do governo de 2,1% prevista no OE2025, segundo as previsões divulgadas hoje pelo Conselho das Finanças Públicas (CFP) que revê em baixa a anterior previsão de 2,2%. Para o próximo ano, antecipa também um crescimento menor do PIB e um regresso a défices orçamentais.

Neste período foram vendidas 42.889 habitações, num valor total de 10,3 mil milhões de euros, mais 30,4% do que no período homólogo de 2024.

Em número de visitantes anuais e evolução, posso dizer que os nossos centros comerciais recebem, em média, cerca de 1,1 mil milhões de visitas por ano. Temos 333 retalhistas.

Está em marcha revisão das regras fiscais para “resolução célere” dos litígios no âmbito da reforma da justiça tributária. Para o ministro das Finanças reformar a justiça tributária é uma forma de reforçar a confiança da economia portuguesa e do investimento. E coloca tónica na necessidade de as alterações protegerem os contribuintes e reduzirem os diferendos. Comissão de reforma quer fisco a pagar multas por litigância de má-fé e ainda redução de custas e juros de mora.

Reunião entre Governo e parceiros sociais, marcada para as 11 horas desta terça-feira, tem como pontos de agenda o Orçamento do Estado para 2026 e o Conselho Europeu de outubro. Espera-se que o ministro das Finanças apresente as linhas gerais do documento aos patrões e sindicatos, que também vão levar para cima da mesa o seu caderno de encargos.

Se o novo avança, isso quererá dizer que o primeiro-ministro Sébastien Lecornu está a testar a possibilidade de encontrar apoio parlamentar entre os socialistas, o que seria uma forte mudança em relação aos seus mais recentes antecessores. O homem mais rico de França é evidentemente contra e o célebre economista Thomas Piketty é evidentemente a favor.

O encontro mundial que servirá para aumentar o apoio global à Palestina não teve a presença dos Estados Unidos nem de Israel. O Estado hebraico chamou a cimeira de “circo”. 'Vingança' de Telavive pode passar pela anexação da Cisjordânia - e nem o Egito parece estar seguro.

Carros elétricos previstos vão ficar suspensos, com a marca a apostar (novamente) em térmicos e híbridos plug-in.

“Somos aforradores, mas não somos investidores de longo prazo. Os resultados são um mercado de seguros que precisa de crescer 50% para atingir a média europeia, e fundos de pensões estagnados há mais de uma década”, aponta o novo presidente do regulador dos seguros.

Na ronda de investimento participaram também: DST Global, Andreessen Horowitz, Bpifrance, General Catalyst, Index Ventures, Lightspeed e a Nvidia.

Nas últimas três décadas, jovens engenheiros indianos reforçaram a inovação em Silicon Valley, mas as restrições de Donald Trump ameaçam setor tecnológico nos EUA e na Índia.

O internacional gaulês, de 28 anos, ajudou os parisienses a conquistar em 2024/25 a Liga dos Campeões, a Ligue 1, a Taça de França e a Supertaça gaulesa, e também a alcançar a final do Mundial de clubes, somando 35 golos, em 53 jogos.

Vitinha, de 25 anos, acabou apenas atrás do francês Ousmane Dembélé, também do PSG, que venceu o prémio, e do espanhol Lamine Yamal, do FC Barcelona, enquanto Nuno Mendes, de 23, foi 10.º e o segundo melhor entre os defesas.