Capa
Nº 439 | 17 Setembro 2025

Notícias
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Imobiliário
Última

Estados Unidos anunciarão acordos nas áreas da tecnologia e da energia durante visita de Trump – que está a ser preparada com grande aparato – num contexto em que as relações entre o presidente norte-americano e o primeiro-ministro britânico são estáveis.

O acordo resultou de oito anos de negociações. Em paralelo, o acordo entre a Mercosul e a União Europeia já leva mais de 25 anos de negociações e ainda não está pronto para ser assinado. O entendimento entre Mercosul e EFTA foi alavancado pelas tarifas de Donald Trump - que quer União Europeia e NATO a pressionar China e Índia.

Consórcio da EDP está a contestar em tribunal intenção de o Governo de Donald Trump cancelar a licença emitida para um projeto eólico offshore na costa leste do país. Projeto com 2,4 gigas já foi avaliado em cinco mil milhões de dólares.

Donald Trump voltou a pressionar a Fed para baixar as taxas de juro na reunião desta quarta-feira. Mercado atribui 96% de hipótese de existir um corte de 25 pontos base e 4% para uma redução de 50 pontos base. É esperado que possam ocorrer entre duas a três baixas nas taxas até final do ano.

Este número representa uma subida de 2,6% no número de transações, o valor anual mais alto desde 2022, segundo as previsões da gestora eXp Portugal. Após uma queda de -11,2% em 2020 durante a pandemia, as transações aumentaram 20,5% em 2021 e registaram um crescimento adicional de 1,3% em 2022.

Ouvido no Parlamento esta terça-feira, ministro Castro Almeida garante que "cláusula de salvaguarda" criada na revisão do PRR vai garantir com que Portugal não desperdice um euro da bazuca, porque aquilo que o "Estado não conseguir executar" será desviado para apoiar a inovação e competitividade das empresas. Esta é também uma forma de se fazer "justiça" ao setor empresarial que na programação inicial "estava pouco dotado", frisou o governante.