Capa
Nº 424 | 22 Agosto 2025

Notícias
Lusofonia
Economia
Mundo
Empresas

Relatório da polícia federal diz que foram encontrados documento de texto com o pedido do ex-presidente brasileiro ao líder da Argentina – que é um dos mais destacados governantes americanos tradicionalmente ao lado de Bolsonaro.

A declaração conjunta, que surge quase um mês após a conclusão do acordo comercial, é descrita como um "primeiro passo" pela União Europeia, que espera obter mais isenções.

Marta Temido e Ana Jorge e o antigo secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, assinam o documento que apela à CGTP e UGT união na resposta à reforma laboral do Governo. Augusta de Sousa, antiga bastonária dos Enfermeiros, do núcleo impulsionador do movimento, diz ao JE, estar certa de que a CGTP "fará o caminho da convergência quando for necessário". Falta a reação da UGT.

Desde abril de 2024, Begoña Gómez é acusada de corrupção e tráfico de influência, o que motivou mais um enorme percalço no longo ‘calvário’ político do chefe do governo espanhol.

À medida que as negociações transatlânticas sobre o futuro da Ucrânia se intensificam, um tema ganha destaque, principalmente nas declarações feitas pelo presidente dos EUA, Donald Trump: quem está a pagar o quê?

Há mais de 100 milhões de chineses acima dos 65 anos de idade. As consequências a todos os níveis – nomeadamente económicas – são potencialmente catastróficas e o regime de Xi Jinping quer alterar esse futuro previsional. Tem 500 milhões de dólares/ano para gastar. Mas há iniciativas levemente estranhas.

A Portocargo foi fundada em 1990 tendo como foco o transporte marítimo para o mercado asiático, em concreto a China. A empresa, dirigida por Mário de Sousa, foi crescendo e hoje interage com 162 países, espalhados pela Europa, Ásia, Américas, e África. As perturbações que se fazem sentir no Mar Vermelho, que leva a que quase nenhum navio lá passe, salienta o CEO da Portocargo, têm colocado pressão no setor, tendo em conta que os navios são obrigados a percorrer uma maior distância, o equivalente a mais quatro mil quilómetros. A incerteza provocado pelas tarifas, que têm sido defendidas pelo governo norte-americano, são outro fator que também preocupa o setor.

A mineira britânica concluiu a sua campanha de sondagens de geologia e vai rever em alta a quantidade de recurso disponível do projeto.

Chineses compraram uma carteira de projetos com 6,6 gigas de energia solar, a grande maioria no Alentejo. Companhia já teve aprovação para ligar 3,8 gigas à rede. Antes foram os sul-coreanos a ganhar o primeiro leilão solar e japoneses já vão na segunda vaga.