Capa
Nº 422 | 20 Agosto 2025

Notícias
Lusofonia
Economia & Política
Mundo
Empresas

Os números constam do mais recente Inquérito ao Emprego em Angola (IEA), de acordo com o qual, no segundo trimestre deste ano, a população empregada aumentou 1,1%, totalizando 136.316 pessoas empregadas tanto no setor formal como no informal. No que diz respeito à faixa entre 15 e 24 anos, a taxa aumentou 0,3 p.p. em relação ao primeiro trimestre.

Sindicato afeto à CGTP não compreende razão de ser do fim da criminalização do trabalho não declarado à Segurança Social, como propõe o Governo no anteprojeto da reforma laboral, e avisa que a medida funcionará como um "convite à informalidade" do trabalho doméstico, mas também de outros setores, como o da agricultura e da hotelaria. "É voltar à selva autêntica" que vigorou até 2023, afirma Vivalda Silva, dirigente do STAD.

O grupo radical palestiniano aceitou a mais recente proposta de cessar-fogo para Gaza, mas, dois dias passados, o governo de Benjamin Netanyahu ainda não deu qualquer resposta. Israel pode querer impor a libertação de todos os reféns.

Mais do que a segurança na Ucrânia, o grupo de países europeus que rumaram a Washington querem saber o que é feito da segurança na Europa. Um tema que vem da cimeira da NATO em Haia e que agora fica mais claro: não haverá tropas dos EUA na Ucrânia.

É um dos maiores 'players' norte-americanos de IA e na segunda-feira viu o grupo japonês Softbank entrar no capital. Podem seguir-se os EUA, que ponderam comprar uma participação de 10%, que faria daquele país o maior acionista da tecnológica.

O anúncio foi feito a vários meios especializados do setor, durante a apresentação dos resultados do segundo trimestre de 2025.

Fábrica portuguesa da Volkswagen não está preocupada com as tarifas norte-americanas. Novo modelo 100% elétrico e low cost 'made in Portugal' vai estar focado no mercado europeu, escapando ao imposto fronteiriço de Donald Trump.

As paralisações dos trabalhadores da Menzies vão decorrer em períodos alternados entre 3 de setembro e 2 de janeiro de 2026, incluindo fins de semana prolongados, Natal e Ano Novo.

O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, acredita que a área da Inteligência Artificial está atualmente a passar por uma bolha. No entanto, continua a acreditar que os benefícios sociais da IA, a longo prazo, irão superar o excesso atual, e está preparado para continuar a investir com esse objetivo.