A Autoeuropa não está preocupada com as tarifas de Donald Trump. É que o novo modelo da fábrica portuguesa da Volkswagen estará focado no mercado europeu, conseguindo assim evitar qualquer impacto do imposto fronteiriço do presidente dos EUA.
A fábrica de Palmela está a levar a sério o lema 'Make Europe Great Again' ['tornar a Europa grande de novo'], que tem tentado levantar a moral dos europeus numa altura de tensão entre Bruxelas e Washington, respondendo ao 'Make America Great Again' de Donald Trump.
"O nosso plano é produzir o carro elétrico na Europa para os nossos clientes europeus; isto é um aspeto extremamente importante. Espero que os clientes europeus e portugueses vejam isto como um aspeto relevante na hora de adquirir um carro", disse na terça-feira o diretor-geral da Autoeuropa, Thomas Hegel Gunther.
O ID.1 é um modelo de entrada de gama 100% elétrico e deverá ter um custo de 20 mil euros.
Olhando para o modelo atual da fábrica, o T-Roc, mais de 92% da sua produção este ano destinou-se ao mercado europeu, entre a União Europeia e outros países.
Em 2024, 99% da produção da Volkswagen Autoeuropa seguiu para exportação, com os principais mercados a serem a Alemanha, a Itália e o Reino Unido.
"A transformação não aconteceu hoje; tem vindo a acontecer nos últimos anos, desde o lançamento do T-Roc em 2017. A fábrica desenvolveu-se bastante nestes últimos dez anos e continuamos a trabalhar para otimizar a fábrica, os nossos processos e também para produzir os carros aqui para os nossos clientes", acrescentou Thomas Hegel Gunther em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de assinatura do protocolo de apoios entre o Estado português e a Autoeuropa.
Na terça-feira, a fábrica apresentou a sua nova Prensa XL (PXL), um investimento de quase 60 milhões numa nova prensa que transforma chapa em componentes automóveis, como portas, tejadilhos ou capôs. A companhia lançou também a primeira pedra da nova oficina de pinturas, um investimento de 270 milhões de euros. No total, são 300 milhões que contam com 30 milhões de apoios do Estado português.
Estes investimentos estão incluídos num pacote de 600 milhões destinados à modernização das linhas de montagem da fábrica. Para o futuro, seguem-se mais investimentos, mas a empresa não os quis revelar. O objetivo é reduzir as emissões poluentes da fábrica em 90% até 2030 face aos valores registados em 2021, o que passa por substituir o forno.
Em termos de datas, no início do próximo ano chega ao mercado a nova versão do T-Roc, que vai ganhar nova vida após ter sido lançado no final de 2017, incluindo o lançamento de um modelo híbrido.
Já o modelo 100% elétrico começará a ser produzido em meados de 2027, devendo chegar ao mercado durante o ano de 2028.