Capa
Nº 367 | 13 Maio 2025

Notícias
Empresas & Negócios
Economia
Política
Mercados
Economia & Política
Empresas
Universidades & Emprego

O Sabadell está a procurar uma transação alternativa com outro banco local como forma de combater a oferta de aquisição não solicitada do BBVA.

Primeira central portuguesa com mecanismo black-start demorou quase quatro horas a arrancar, com a segunda a demorar quase cinco horas, depois de "tentativas prévias sem sucesso". Centrais espanholas com arranque autónomo arrancaram no espaço de uma hora depois do apagão de 28 de abril.

O Instituto Nacional de Estatística revela os dados da inflação em Portugal no mês de abril.

António Leitão Amaro, ministro da Presidência, responde a todas as perguntas no primeiro episódio do podcast diário do JE "Cinco Minutos" e fala sobre o processo de expulsão de imigrantes, situação que fez com que o tema ganhasse protagonismo na campanha eleitoral.

Frustrado com os atrasos no novo avião presidencial Air Force One, o presidente deverá aceitar um Boeing 747-8 como doação da família real do Qatar.

Possível entendimento entre a Aliança Democrática (AD) e a Iniciativa Liberal (IL) ganha destaque à medida que o dia 'D' se aproxima. Montenegro não nega que existiram conversas para uma coligação pré-eleitoral, mas resume a revelação feita no domingo por Rui Rocha a um "mexerico político". O presidente dos liberais assume-se como solução de governo, sim, mas faz um aviso: "Não existimos para passar certificados de bom comportamento à AD. Existimos para modificar o comportamento da AD". Socialistas alertam para coligação "explosiva" para o Estado Social e pede aos eleitores que a travem.

A aproximação entre as duas maiores economias do globo levou as bolsas de todo o mundo a um dia francamente positivo, com os mercados a mostrarem maior apetite pelo risco. Seguem-se dados da inflação norte-americana.

O regresso a tarifas na casa dos 10% a 30%, por oposição às de 125% e 145% resultantes das ameaças recíprocas entre cada país, traz alívio para os mercados, empresas e para a economia global. Diplomaticamente, Pequim parece sair como o principal beneficiado, conseguindo a descida de taxas sem contrapartidas que havia exigido antes de qualquer negociação.

Riade já havia prometido 600 mil milhões de dólares de investimento, mas Trump quer chegar a um bilião e as vontades de ambos os lados podem alinhar-se, embora a normalização com Israel (onde o presidente dos EUA não passará nesta viagem) não esteja em cima da mesa.

Os Gerard e Alain Wertheimer são os donos da marca de luxo francesa Chanel, estando os dois irmãos empatados em 46.ºlugar no ranking da Forbes, com uma fortuna de 32,4 mil milhões de euros.

Associação fala na emissão de liquidações do Imposto Municipal sobre Imóveis dirigidas a proprietários com contratos de arrendamento celebrados antes de 1990.

No EQx2025, Portugal é 30.º entre 151. Este resultado reflete, segundo a Faculdade de Economia do Porto, responsável pela análise, perda de influência económica e fragilidades estruturais. O índice é liderado por Singapura.