Capa
Nº 301 | 06 Janeiro 2025
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Empresas
Segundo o relatório “O Estado da Energia Africana em 2025”, "um dos grandes desenvolvimentos foi a saída de Angola da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) depois de a versão expandida desta entidade ter alocado à nação da África ocidental uma quota menor que a pretendida", lê-se no relatório, que afirma que a produção petrolífera de Angola deverá ficar ligeiramente acima de um milhão de barris por dia este ano.
O PMI industrial de dezembro aproximou-se da zona de crescimento e a produção industrial até voltou a subir, tal como as novas encomendas, mas a incerteza relativamente à política comercial e económica de Trump cria dúvidas quanto ao futuro imediato, sobretudo para as empresas mais internacionalizadas.
Em entrevista ao Económico Madeira, o presidente do PS Madeira, Paulo Cafôfo, para além das autárquicas, aborda o ano político madeirense, a possibilidade de eleições regionais antecipadas, a sua tentativa, que acabou rejeitada, de formar uma coligação pré-eleitoral. O líder socialista considera que o PSD e Miguel Albuquerque têm sido causa de instabilidade na Madeira e que o PS é o único partido que quer mudança na Região.
Segundo as nossas fontes, o Enterprise Value (incluindo dívida) do empreendimento Porto Cruz ronda os 80 milhões de euros. Valor que não foi possível confirmar, uma vez que as partes envolvidas recusaram comentar.
Porsche lidera nas vendas de carros de luxo. Rolls-Royce teve maior crescimento percentual, com Lamborghini a crescer quase 100% e Ferrari a recuar.
Ana Figueiredo, 50 anos, e uma mulher que sempre sonhou ser CEO. A líder da Altice Portugal sobe três posições no ranking da Forbes Portugal em 2024, fixando-se agora no quarto lugar.
Em 2024, a Tesla entregou 1,79 milhões de veículos a nível mundial, uma queda de 1% em relação ao ano anterior.
A japonesa Nippon Steel queria avançar para a compra da U.S. Steel, mas o ainda presidente Joe Biden optou por bloquear a transação. As empresas garantem que a decisão não tem fundamento legal e asseguram que vão avançar para a justiça.
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões entregou ao Ministério das Finanças o relatório preliminar sobre a criação de um fundo sísmico na última semana do ano. Mas o Governo afirma que apenas se irá pronunciar sobre o tema quando tiver em mãos a versão final do documento.
A maior universidade portuguesa é também a primeira na avaliação global do QS World University Rankings: Sustainability 2025. No ranking que dá à ULisboa o 183.º lugar mundial, destaca-se também a Universidade do Porto, segunda nacional, após uma impressionante subida de 90 lugares. A lista inclui mais de 1700 instituições de Ensino Superior e é liderada pela Universidade de Toronto.