Capa
Nº 210 | 18 Julho 2024
Notícias
Economia & Política
Empresas
Mercados & Finanças
Com o Parlamento Europeu renovado - e em grande agitação por causa da Ucrânia - a reeleição da alemã pode não ser tão fácil como as demoradas negociações de bastidores sugerem. Há cinco anos, foi eleita por apenas nove votos.
Analistas rejeitam cortes na reunião desta quinta-feira e esperam descidas lá para setembro, desde que não haja surpresas na inflação, sendo de esperar algum impacto das férias no indicador.
O Eurogrupo adotou uma posição comum sobre as orientações orçamentais para o próximo ano, na qual recomenda que a zona euro dever seguir uma tendência orçamental “contracionista”. Face às novas regras para reduzir o défice e a dívida, o líder da CIP alerta: Portugal não deve descurar o investimento e deve apostar na sua captação, criando condições para que a economia cresça. Política orçamental para os próximos anos deverá ser desenhada para conciliar também a redução da carga fiscal sobre as empresas e famílias.
O vice-presidente da IFC, o braço do grupo Banco Mundial que tem por missão o desenvolvimento dos países emergentes através do apoio ao sector privado, quer mais empresas a explorar o potencial do continente africano, em diversos sectores, e disponibiliza financiamento para que isso aconteça.
A CMVM decidiu aplicar uma coima ao Best em 2022, por violação dos Deveres dos Intermediários Financeiros. O Banco Best recorreu para a Relação e para o Tribunal Constitucional e perdeu.
As ações do BCP atingiram na passada terça-feira máximos de oito anos, tendo terminado as negociações no valor mais alto desde julho de 2016. A subida está associada aos juros elevados e as subidas serão para manter, de acordo com um especialista ouvido pelo JE.