Capa
Nº 207 | 15 Julho 2024
Notícias
Educação
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Ana Cristina Matos, diretora do curso, diz, ao JE, que a Universidade reforça a sua aposta numa área na qual que já oferece o mestrado em Desafios das Cidades e a licenciatura em Design Sustentável, respondendo assim à necessidade de formar para os chamados empregos verdes. Saber como adaptar as cidades às alterações climáticas ou como usar as tecnologias digitais para tornar as cidades inteligentes são competências a fornecer aos estudantes.
"Isso é um tema para ser abordado", admitiu João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, mas é necessário primeiro aprofundar o problema. Associação dos centros comerciais alerta que 18 mil postos de trabalho podem ser extintos com as reduções horárias.
A medida do Governo para aliviar a fiscalidade sobre os investimentos aplica-se aos investidores que têm ações ou participações em fundos, assim como a empresas portuguesas que tomem a decisão de entrar nos mercados bolsistas.
A praça lisboeta registou ganhos na sessão de sexta-feira, em linha com as congéneres europeias. Na semana que agora se inicia vai ser confirmada a inflação na zona euro em junho e o BCE vai reunir, sendo que poderão haver novidades sobre os juros de referência.
Convenção republicana tem início esta segunda-feira e será, com certeza, apoteótica para Trump, depois do atentado do qual foi alvo no passado sábado.
Analistas dizem ainda que há fortes hipóteses de haver fraude eleitoral por parte do ainda presidente venezuelano. E temem que o país resvale para um golpe de Estado que poderia acabar em guerra civil.
O sector financeiro nacional está na oitava posição entre aqueles que mais beneficiaram do contexto de juros elevados, numa lista de três dezenas de países do espaço económico europeu, mostram dados da Autoridade Bancária Europeia.
João Pedro Oliveira e Costa, CEO do banco que patrocina a FPF, critica o clima de toxicidade no futebol português e defende que o mesmo não pode ser supervisionado por entidades próprias. Este responsável estará no EuroAffrican 2024, que começa esta segunda-feira em Lisboa (com o JE como media partner), e considera que a Europa precisa mais de África do que o contrário.
A queda no uso de petróleo no sector de transportes rodoviários vai provocar uma quebra no consumo global. Energias renováveis vão continuar a crescer, a par do gás natural.