Capa
Nº 174 | 14 Maio 2024
Notícias
Economia & Política
Mundo
Empresas
Deputados do PSD pretendem esclarecimentos do ex-ministro das Finanças sobre envolvimento das empresas públicas Águas de Portugal, NAV e Casa da Moeda que contribuíram com entregas extraordinárias de 130 milhões de euros, na estratégia de fixar dívida abaixo dos 100% do PIB no final de 2023. Medina vai ser ainda confrontado com compromisso de aumento de capital por parte do antigo primeiro-ministro para ultrapassar recusa inicial do presidente da AdP na entrega de 100 milhões de euros de dividendos e com alerta da UTAO para operação "artificial" que garantiu rácio da dívida de 99,1%.
“Discurso Direto” é um programa do Novo Semanário e da JE TV onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Veja a entrevista a Pedro Fidalgo Marques, cabeça de lista do PAN ao Parlamento Europeu.
Em termos de execução financeira, o plano operacional da Madeira ficava acima da média nacional em quatro pontos percentuais e na taxa de compromisso ficou atrás, face à média do PT2020, em um ponto percentual.
As eleições na Catalunha tiveram partidos vencedores e partidos derrotados. Mas, ao contrário do que é comum, é um dos derrotados que vai decidir o futuro da autonomia. Chama-se Esquerda Republicana da Catalunha.
José Manuel Mendonça, presidente do conselho de administração do INESC TEC, defende um maior aconselhamento das políticas públicas por cientistas e investigadores e critica o "superministério" com a tutela da Educação e Ciência.
"É necessário que todo o ecossistema se mobilize" para a transição energética, de acordo com as palavras do general manager da Uber Portugal ao Jornal Económico. Para isso, sublinha a necessidade de que existam no mercado "modelos cada vez mais acessíveis".
Ao JE, o CEO da seguradora, Nuno David, fala da estratégia da Una Seguros que passa por alargar a sua rede de distribuição (rede de agentes) tendo como objetivo atingir 100 em 2025. Responsável contraria rumores de mercado que davam conta de que a companhia de seguros estaria de saída do mercado.
Deste total, a companhia tem previsto ligar 6,5 gigas até 2027, no âmbito do novo plano estratégico, com os restantes 3,5 gigas (acordos diretos com promotores) a ficarem para depois.
O custo que a TAP teve a transportar cada passageiro nos primeiros três meses do ano (dividido pelos quilómetros da rota) foi de 5,26 cêntimos, um cêntimo abaixo da receita gerada por esse mesmo passageiro (6,25 cêntimos). Juntando o combustível, esse custo total sobe para 7,30 cêntimos.