Capa
Nº 127 | 15 Fevereiro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Mundo
Empresas
Universidades & Emprego
Atualidade
Portugal liderou no crescimento em cadeia a par de Chipre, enquanto a Alemanha se destacou pela negativa. O emprego continua a subir, o que sugere perdas de produtividade, adensando as dúvidas quanto ao timing dos cortes de juros pelo BCE.
A comunidade internacional dá mostras de uma crescente falta de paciência para suportar a estratégia de guerra israelita contra o Hamas. O presidente francês avança como um verdadeiro ‘statement’ sobre a matéria.
A Balbec Capital LP está a negociar a compra do portfólio de crédito malparado da LX Partner, cujo valor bruto que tem sido tornado público é de 4,2 mil milhões de euros, dos quais quatro mil milhões dizem respeito a crédito unsecured (sem garantias) e outros 200 milhões a crédito secured (com garantias).
Goldman Sachs acredita que vai ser o gás natural liquefeito a resolver a crise energética criada com o fechar da torneira russa. "Acreditamos que é o impacto do GNL, não ainda das renováveis, que é capaz de resolver esta crise energética no médio prazo".
Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, diz que temas como a revisão do regime jurídico das instituições de ensino superior (RJIES) e emprego científico não são fáceis, nem consensuais, mas são fundamentais para o futuro da academia e de Portugal. Aguardam ambos o próximo inquilino do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “O principal desafio será resolver tudo isto sem que se criem fraturas insanáveis entre os diversos atores, afirma nesta entrevista que integra o ciclo de reflexão que o JE promove este mês.
As medidas de coação dos três detidos na investigação por suspeitas de corrupção na Madeira foram conhecidas no dia em que fez três semanas que o ex-presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, e os empresários Avelino Farinha e Custódio Correia foram detidos. Vão todos ficar em liberdade com termo de identidade e residência (TIR).