Skip to main content

Sangiovese nos valha

Nas Avenidas Novas, está em funcionamento desde junho de 2018 o restaurante Sangiovese.

Nas Avenidas Novas, está em funcionamento desde junho de 2018 o restaurante Sangiovese. O nome vem de uma soberba casta italiana de vinhos tintos, mas esta não é a única razão para o nome do espaço, resultado de uma iniciativa empresarial familiar, a cargo de João e Mafalda Carvalho. E desenganem-se os que pensam que este é apenas mais um restaurante italiano na capital. As influências e produtos também se espraiam pelas gastronomias ibéricas, com destaque para a nacional, como poderão aferir pela diversidade das sugestões do chef Tiago Catalão, que a seguir se resumem.
Desde logo, há uma variedade de menus a considerar. Durante os almoços da semana, há uma carta do dia, tipo menu executivo, que inclui o couvert (cesto de pão caseiro e azeite com balsâmico), um prato (por hábito, um de carne, outro de peixe e um terceiro vegetariano) e uma bebida (limonada, água, copo de vinho ou imperial, mais café), excluindo as sobremesas. De saudar que o Sangiovese baniu os refrigerantes da carta. Além disso, o menu à carta inclui oito entradas, duas sopas e outras tantas saladas. Para pratos principais, há cinco opções. Nas pastas e risotos, mais uma mão cheia de alternativas.

No menu de jantar, além do couvert, acentua-se a diversidade de entradas e petiscos. Copita de porco preto, queijo de meia cura, croquetes de carne ou de alheira, burrata com figos e presunto, Brás de bacalhau em tosta de pão frito, camarão ao alho, amêijoas à Bolhão Pato, ovos rotos perfumados com trufa, revueltos (ovos mexidos), pica-pau da vazia, polvo à Galega e ostras frescas do Sado, ao natural.
Depois, um quarteto de risotos, a que se irá acrescentar em breve tantas ou mais opções em pastas. Para pratos principais, o nosso apetite pode satisfazer-se entre o polvo panado com arroz do mesmo, arroz de lingueirão ou atum braseado com puré de batata doce e ratatouille. Ou ainda por filetes de peixe galo com arroz de tomate; bife da vazia ao alho com batata frita; coxa de pato confitada, batata assada e legumes; ou naco do acém, ligeiramente fumado,

acompanhado com molho demiglace e batata frita. Nas sobremesas, arroz doce; mousse de chocolate; crème brullée, tiramisú, tarte do dia; mil-folhas, fruta, doce de ovos e amêndoa torrada, sem esquecer vários gelados artesanais.
“Durante a semana, ao almoço, temos um menu executivo, que inclui couvert, prato principal, bebida e café e outras opções à carta, específicas para este horário. No menu da noite, oferecemos opções mais de cozinha de autor, de inspiração mediterrânica, cujos pratos são elaborados de acordo com a sazonalidade e alterados sempre que assim seja conveniente, muito embora os clássicos prevaleçam”, assinala Mafalda Carvalho. A gerente do Sangiovese adianta que aos sábados (outono e inverno), o restaurante tem ao almoço um buffet de Cozido à Portuguesa, “com produtos de origem selecionada”, em que, por exemplo “os vegetais são da zona oeste, perto da Ericeira, e as carnes e enchidos também provêm de um fornecedor dessa zona, onde a minha família se abastece há muitos anos”.
Damos nota elevada para tudo o que experimentámos, começando pela burrata e pelos ovos rotos, desta feita, desafortunadamente, não tão perfumados pela trufa como da primeira vez em que ali os provámos. O risotto de camarão com abóbora fumada estava de uma consistência que não anulava a cremosidade e saber-vos-á a algo parecido com um enchido muito useiro e vezeiro nas nossas mesas, que não desvendaremos aqui. A coxa de pato confitada derretia-se na boca, de uma elegância de sabores e texturas muito acima da média. Por fim, a sobremesa, o referido mil-folhas, estaladiço, com a massa fresca, o doce de ovos a elevar o açúcar, as frutas e o gelado a cortar, tudo em grande harmonia.

João Carvalho aconselhou-nos a preceito nos vinhos para maridagem com os pratos, recorrendo à grande valia da sua lista com cerca de 150 referências, cerca de 10% de proveniências forasteiras. Uma carta de vinhos “que pretende abranger pequenas produções de norte a sul do país, mas em que também estão representados alguns dos mais significativos vinhos do Velho e do Novo Mundos”. Para um futuro próximo, Mafalda Carvalho revela que “estão a ser testadas novas criações, que deverão entrar em carta no final da semana que vem”. Ou seja, a partir de hoje. Mais uma razão para visitar o Sangiovese.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico