Skip to main content

As cores que estão a alegrar este outono/inverno

O Fashion Color Trend Report, emitido anualmente pelo Pantone Color Institute, norteia os estilistas quando criam as coleções. Conheça os tons que foram estrela nas semanas da moda internacionais e que já animam as montras das lojas.

Publicado anualmente pelo Pantone Color Institute, o estudo de tendências de cores da Pantone, que quando aplicado à indústria da Moda é designado por “Fashion Color Trend Report”, é o que norteia os estilistas quando estão a escolher os materiais que vão estar no cerne das suas criações. Este relatório apresenta as dez principais cores e as quatro neutras clássicas que estarão presentes no lançamento das coleções dos grandes estilistas, que têm lugar nas semanas da moda mundiais. De acordo com especialistas do Pantone Color Institute, as cores do outono/inverno 2020/2021 refletem o fascínio generalizado pelos eternos clássicos desta estação, os chamados “tons outonais”, quentes, que remetem para o campo, mas, ao mesmo tempo, apresentam cores vivas, que saltam à vista e não deixam ninguém indiferente, o que, de facto, não é frequente acontecer no outono.
As cores que este ano animam as montras das lojas e enfeitam cabides e prateleiras, foram beber inspiração à ousadia, irreverência e criatividade. “Oferecendo uma narrativa rica, a paleta de cores para o outono/inverno 2020/2021 destaca o nosso desejo por cores versáteis e intemporais. Refletindo uma mentalidade ‘menos é mais’, que se está a tornar cada vez mais importante para os consumidores que dão prioridade ao valor e funcionalidade dos artigos, a nossa paleta de cores para esta estação é despojada e sem excessos “, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em comunicado. E acrescentou: “Impregnadas de força e personalidade, as cores para o outono/inverno 2020/2021 incentivam o nosso desejo contínuo de nos expressarmos, de forma única e por meio de criações visuais afirmativas e incomuns.”.

Tons para um estilo infinito
Estas cores e tendências que vão marcar o tempo frio prometem trazer-nos um otimismo vibrante. O “Military Olive” é um tom que não pode faltar no seu armário. Trata-se de uma mistura de verde-azeitona com uma pitada de verde militar. Outra cor que vai estar na moda é o encarnado. Mas com uma tonalidade que ganhou uma personalidade mais audaciosa e a Pantone batizou de “Samba”, remetendo para a sensualidade. Temos depois o cor de laranja “Amberglow”, criativo e autoconfiante, para visuais radiantes. O roxo “Purple” é o tom mais impactante da seleção. Forte, resulta em combinações inesquecíveis. Foi ainda escolhido o “Rose Tan”, uma cor suave e romântica. Em suma, para compensar a falta de cor que houve nas nossas vidas durante a pandemia, e os guarda-roupas que, durante meses, pouco passaram de pijamas e fatos de treino, esta estação o mundo da moda está a apostar tudo nos tons vivos .

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico