Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 332 | 22 Junho 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Tema
Pessoas
5 Sentidos
O homem que é conhecido por ser um dos maiores filantropos do planeta
Centenas de mulheres participaram na “Forbes Women’s Summit”, que se realizou pela primeira vez em Portugal no dia 20 de junho, no Hotel Tivoli, com a presença de líderes de diversos sectores económicos.
O“Gatilho” é um projeto PARTIS & Arts for change. Mas vamos por partes. “Gatilho” é um nome forte e traz consigo uma associação clara a uma peça que se pressiona para a fazer disparar uma arma de fogo. Nada de mais errado no que respeita ao “Gatilho” que nos serve de tema. Neste projeto, a ideia subjacente é “desencadear um processo, alavancar algo, fazer acontecer”.
A Associação Portugal-Brasil 200 anos (APBRA) vai realizar na Rua João Jacinto, 8, em Coimbra, durante 10 dias, entre hoje e 2 de julho, o ‘Ciclo Cidadania da Língua’. O evento conta com a participação de nomes da cultura e literatura dos países de língua portuguesa, entre os quais a filósofa e escritora brasileira Djamila Ribeiro. Debates, palestras, conversas, performances e apresentação de obras fazem parte do programa, que pode ser consultado online em www.portugalbrasil200anos.org/ciclo-cidadania-da-lingua.
O mundo do design tem cada vez menos rockstars e menos prima-donnas. O trabalho em equipa é essencial para maximizar resultados e evitar erros e falhanços. Quem o diz é Doug Powell, designer norte-americano com décadas de experiência que passou recentemente por Lisboa para participar no Innov.Club, uma iniciativa da VdA e da Beta-i para discutir os grandes temas de inovação, que conta com o JE como membro, entre outras empresas e entidades de vários sectores. Em entrevista ao JE, aborda os principais desafios do mundo do design.
A autora exercita, em quatorze ensaios, a filosofia do olhar e da liberdade. Eis a sugestão de leitura desta semana da livraria Palavra de Viajante.
Está a ser um ano de excepção para o cinema animado português. Depois da presença da curta-metragem “Ice Merchants”, de João Gonzalez, na lista de finalistas ao Óscar desta categoria, e da estreia de Interdito a Cães e Italianos, realizado pelo francês Alain Ughetto mas com participação portuguesa na produção, temos também a estreia comercial de duas longas-metragens animadas portuguesas, Nayola, de José Miguel Ribeiro, e agora “Os Demónios do meu Avô”, assinada por Nuno Beato, e que é também a primeira do seu género feita em stop motion (fotograma a fotograma). E chega aos cinemas portugueses depois da antestreia mundial no Festival de Annecy, no ano passado.
Foram meses de antecipação, até que abril trouxe a notícia: o Anfíbio de Miguel Rocha Vieira abriria finalmente portas. Aconteceu devagar, no final desse mês, e foi acelerando. Não se pode dizer que já esteja em velocidade de cruzeiro, mas para lá caminha. Depois da espera, em busca da perfeição, o chef não quer dar um passo em falso. Segue firme com uma carta curta, mas diferente, e um restaurante todo envidraçado mesmo em cima do rio, com 130 lugares, que já começa a dar que falar. O nome deve-se ao facto de o edifício, projetado por Carrilho da Graça, ficar em parte dentro de água.
São elas “Black Comedy”, “Isto Não Acaba Assim”, “Elogio da Loucura”, “As Bruxas de Salém” e “Ancrage”. Saiba onde e quando estão em cena.